O Blog do Movimento de Moradores do Alto do Lagoal e Vale da Terrugem

Ponto de encontro e mobilização dos habitantes do Alto do Lagoal e Vale da Terrugem dirige-se, também, a todos os interessados pelas questões da cidadania e melhor qualidade de vida.
_______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________


terça-feira, 19 de maio de 2009

URBANIZAÇÃO EM TERRENOS DO IHRU NO ALTO DO LAGOAL

Na sequência do post anterior, recebemos da signatária, nossa vizinha, o documento circular que publicamos a seguir:

"Entregue Petição e
Marcada Reunião com Director Municipal de Urbanismo

Conforme o previsto, no passado dia 18 do corrente mês, procedeu-se à entrega na Câmara Municipal de Oeiras e na Assembleia Municipal da Petição de moradores requerendo a atenção destas entidades para os problemas que a urbanização prevista para o terreno adjacente à Rua Bartolomeu Dias vem colocar aos residentes do Alto do Lagoal.
Nesta Petição, subscrita por 134 pessoas, requer-se aos órgãos autárquicos a tomada de medidas que minimizem o impacto das edificações previstas que, designadamente:

· Seja o número de lotes previsto reduzido para um máximo de 25;

· Seja a construção acima da cota do passeio reduzida para uma altura máxima não superior a 5 metros, equacionando-se ainda a construção de terraços em vez de telhados;

· Seja o número de lugares destinados ao estacionamento exterior de viaturas automóveis aumentado para 45, em vez dos 33 previstos, ponderando-se o estacionamento em espinha - tal como se verifica no lado oposto da Rua Bartolomeu Dias – mantendo-se a largura prevista para os passeios de 2,25 metros;

· Que a distância entre o muro junto aos lotes que confinam com a R. Bartolomeu Dias, e o limite do espaço destinado à construção das moradias, diste entre si pelo menos 10 metros.

Após a entrega do documento na Assembleia Municipal, e no período reservado a intervenção do público, um representante deste grupo de moradores e outro da Associação de Moradores usaram da palavra para solicitar aos eleitos de todas as forças políticas ali presentes a melhor consideração para as nossas preocupações, e para a necessidade de se salvaguarda do direito de todos pudermos continuar a viver nesta zona com a qualidade de vida a que nos habituámos e nos consideramos com direito.

Na sequência destas intervenções, o Vice-Presidente da Câmara propôs-se interceder junto do Director Municipal de Planeamento Urbanístico para que, com a urgência possível, nos seja marcada uma reunião com o propósito de se analisar a possibilidade de no projecto de urbanização serem contempladas as nossas preocupações.

As diligências a que posteriormente procedemos permitiram já confirmar a realização da reunião, que ficou marcada para o próximo dia 28, pelas 15h30.


Apesar de ter tido a iniciativa de mobilização para o problema, este grupo de moradores não quer e não deseja ter o protagonismo ou deter a exclusividade das propostas para as possíveis soluções. E entendendo que para a obtenção dos objectivos que todos pretendemos será mais conveniente e eficaz a conjugação de esforços das diferentes organizações que de alguma forma têm interesse nesta questão, solicitámos à Direcção da Chelag, à Associação de Moradores, à Associação ‘Salvem Caxias’ e à Junta de Freguesia de Caxias que conjuguem esforços para, em conjunto, participarem na referida reunião com o Vice-Presidente da Câmara e o Director de Planeamento e Urbanismo.

Entretanto, e apesar de a Petição já ter sido entregue, consideramos favorável prosseguir com a recolha de assinaturas, que posteriormente serão juntas ao processo. Deste modo, estaremos a dar mais força ao movimento iniciado e a favorecer a possibilidade de o concluirmos com o sucesso que todos desejamos.

A bem de Caxias e do Alto do Lagoal colabore, dando as suas sugestões e assinando a Petição.

Caxias. Maio de 2009
Pl’ O Grupo de Moradores


(Teresa Castelo-Branco)
Rua Bartolomeu Dias, 60"

1 comentário:

Paulo Bento disse...

Estou precisamente a pensar adquirir um imóvel nessa rua por causa da vista. Saberia informar-me onde poderei ter acesso ao projecto em detalhe?
Muito obrigado.
Paulo Bento
ptbento@gmail.com