O Blog do Movimento de Moradores do Alto do Lagoal e Vale da Terrugem

Ponto de encontro e mobilização dos habitantes do Alto do Lagoal e Vale da Terrugem dirige-se, também, a todos os interessados pelas questões da cidadania e melhor qualidade de vida.
_______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________


quarta-feira, 16 de maio de 2012

ORÇAMENTO PARTICIPATIVO DE OEIRAS


"O Município de Oeiras lançou no Lagar de Azeite, em Oeiras, o primeiro processo de Orçamento Participativo no concelho.
Os oeirenses vão poder participar diretamente na definição de prioridades de investimento municipal para o orçamento de 2013. Pela primeira vez, o Município de Oeiras lança um processo de Orçamento Participativo (OP), um mecanismo de democracia participativa e voluntária que reforça os princípios e compromissos da autarquia com a aproximação da administração ao cidadão.
A novidade em Oeiras é de que não foi traçado teto orçamental à receção das propostas. Importa, sim, que sejam projetos inovadores e que contribuam para o desenvolvimento sustentável do concelho.
A apresentação do OP à Comunicação Social, que conta com a presença do Presidente e Vereação da autarquia, teve lugar dia 16, no Lagar de Azeite, em Oeiras.
Orçamento Participativo Orçamento Participativo
No OP podem participar todos os cidadãos com mais de 18 anos.
O contributo pode ser feito, a partir do dia 16 de Maio, através da internet, na página http://op2012.cm-oeiras.pt, ou presencialmente nas cinco Assembleias Participativas que decorrem durante o mês de Junho, das 21H00 às 23H00, nos seguintes locais:

12 de Junho Escola Básica do 1º Ciclo de Algés
14 de Junho Centro Paroquial e Social de S. Miguel de Queijas
18 de Junho Escola Básica do 1º Ciclo de Porto Salvo
20 de Junho Salão da Associação de Bombeiros Voluntários de Carnaxide
22 de Junho Edifício Atrium – Oeiras / Paço de Arcos


Nestas Assembleias, os cidadãos podem discutir conjuntamente os problemas do Concelho e as propostas que propõem para a sua resolução, construindo um primeiro consenso sobre os projetos que consideram mais interessantes.
Após uma avaliação da viabilidade técnica das propostas mais consensuais, decorre, em Outubro, uma votação online para atribuir uma prioridade de implementação a cada um dos projetos, que poderão vir a ser consideradas pelo Executivo Municipal, aquando da elaboração das Grandes Opções do Plano e Orçamento para o ano de 2013.
Todo o processo está consagrado na Carta de Princípios aprovada em reunião de Câmara de 9 de Maio, disponível no site do Orçamento Participativo em http://op2012.cm-oeiras.pt.
O esquema seguinte apresenta as principais fases do processo.

Fases do OP 2012’13

Fases do OP
Boas ideias marcam a diferença, participe!"*

*A partir do sítio da CMO





Sem comentários: