O Blog do Movimento de Moradores do Alto do Lagoal e Vale da Terrugem

Ponto de encontro e mobilização dos habitantes do Alto do Lagoal e Vale da Terrugem dirige-se, também, a todos os interessados pelas questões da cidadania e melhor qualidade de vida.
_______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________


sábado, 19 de maio de 2012

JANTAR TERTÚLIA EM OEIRAS



Um romance histórico que tem como pano de fundo a afirmação do Império Português, o império dos pardais, durante o reinado de D. Manuel I e se centra em torno de cinco personagens principais que se movem dentro da lógica do mundo da espionagem. A personagem central é uma espia excepcional que pensa abandonar uma vida dedicada à violência e à satisfação de instintos primários, em que fora forçada a entrar, para recuperar uma vida social normal ao lado de um artista talentoso, apaixonado e ingénuo. A sua luta interior (contra hábitos sedimentados por quinze anos de isolamento, de rancor, de secretismo e de memórias perturbadoras) e o seu esforço para se libertar dos seus antigos mandantes percorrem toda a narrativa. A vida desta mulher cruza-se com a de dois supostos responsáveis pelos serviços secretos de D. Manuel I e amigos pessoais do rei. Ao acompanhar os encontros e desencontros, o leitor vive as cores, os aromas e os quotidianos de um tempo extraordinário em várias cidades e portos por onde vão passando e vivendo as personagens deste romance, que homenageia um povo e um rei.

João Paulo Oliveira e Costa, nasceu em 1962 e é doutor em História e Professor Catedrático da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa. É Director do Centro de História de Além-Mar [ CHAM ] e membro da Direcção do Centro de Estudos de Povos e Culturas de Expressão Portuguesa da Universidade Católica Portuguesa. Foi um dos coordenadores científicos das Biografias dos Reis de Portugal e autor de «D. Manuel I», publicado nesta colecção. Iniciou-se na escrita de ficção com o romance O Império dos Pardais (2008), a que se seguiu O Fio do Tempo (2011) e o Cavaleiro de Olivença (2012).
Largo Henrique P Couceiro 36, 2780-117 Oeiras

Sexta-feira, 25 de Maio de 2012  20:00
  • Pratos a escolher: Filetes de Garoupa com Arroz de Tomate ou Bifinhos com Natas aux Champignons. Se necessitar de dieta [ peixe ou carne ], p.f. avise com antecedência.

    Menu: Entradas e aperitivos; Prato de peixe ou prato de carne; Sobremesa; Café; Bebidas: Vinhos, cerve...ja, sumos e água [ digestivos pagos à parte ]

    Preço: Sócios: € 17,5 / Público: € 20

    Inscrição / Contactos: Rui Lemos [ rui.lemos@espacoememoria.org ] Romeu Bragança [ romeu.braganca@gmail.com ]
    Agradecemos que se inscreva e indique o prato que prefere até Quarta-Feira, 23-05-2012.

    BOM APETITE LITERÁRIO !!

  • Sem comentários: