O Blog do Movimento de Moradores do Alto do Lagoal e Vale da Terrugem

Ponto de encontro e mobilização dos habitantes do Alto do Lagoal e Vale da Terrugem dirige-se, também, a todos os interessados pelas questões da cidadania e melhor qualidade de vida.
_______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________


domingo, 31 de outubro de 2010

DIA DE TODOS OS SANTOS




01.11.2010
Dia de Todos os Santos
~Sobre este assunto Ver aqui

MUDANÇA DA HORA

"Retirar uma hora de luz aos dias é mau para a saúde e gasta mais energia, o que aumenta a poluição. De acordo com estudos recentes, acabar com a da mudança para a 'hora de Inverno' traria saúde e benefícios ambientais, principalmente nas áreas mais a norte do planeta."

Para saber mais clique em Jornal SOL .

Nota: com os nossos agradecimentos ao Oeiras Local por nos recordar estes assuntos.

sábado, 30 de outubro de 2010

A LINHA DO TUA

"Energias renováveis ou conservação da natureza? Novas barragens ou antigas linhas de caminho de ferro? A Quercus alimenta o debate sobre a linha do Tua partilhando uma série fotográfica que merece uma visita nossa - em ar de reflexão sobre o futuro que queremos para as nossas cidades e, por consequência, para o nosso campo... "

Para saber e aceder às imagens visite o blogue Oeiras 21+

sexta-feira, 29 de outubro de 2010

A VELHA PONTE DE CAXIAS (LAGOAL)







Cerca de cem anos separam a primeira "foto" das seguintes. Podemos observar na imagem envelhecida uma paisagem bucólica, onde pontificam a par dos campos cerealíferos, o espelho de água (Ribeira de Barcarena) e algumas casas (aburguesadas) de veraneio ou de aluguer a militares ligados aos Altos Estudos Militares ou ao Campo Entrincheirado de Lisboa. Elas ainda lá estão. A ponte já não é a mesma (a anterior, que se dizia romana ou medieval, ficou danificada na cheia de 1967). A Vivenda Maria Luiza, que foi sede de clube e cinema temporário, é agora uma ruína de uma "clínica" de má memória.

Nos últimos anos temos assistido a um processo de "bota abaixo" e "restauro" nesta zona do Lagoal (Caxias). Estranhamente este núcleo histórico da Freguesia não mereceu ainda a atenção suficiente da CMO no sentido de ser classificado e integrado no Plano de Salvaguarda de Oeiras.

Nota: A fotografia antiga consta numa excelente edição dos Cadernos do Património, recentemente editada pela CMO, Notas Sobre o. Concelho de Oeiras no 5 de Outubro de 1910, de Catarina Miranda e Armando Emídio

quarta-feira, 27 de outubro de 2010

HABILIDADES PARA A SOBREVIVÊNCIA...

Sessão Temática “Habilidades para a Sobrevivência: Estratégias para o complemento de rendimentos em famílias pobres"

Para assinalar o Dia Mundial da Poupança, a Câmara Municipal de Oeiras, através da Rede Social de Oeiras, vem convidar V/ Ex.ª a participar na Sessão Temática “Habilidades para a Sobrevivência: Estratégias para o complemento de rendimentos em famílias pobres”, que se vai realizar no próximo dia 28 de Outubro.

Esta Sessão vai decorrer no Auditório da Biblioteca Municipal de Oeiras, pelas 14h 30m, e será dinamizada pela Dr.ª Conceição Barroqueiro, Antropóloga.

Para saber mais clique em CMO

terça-feira, 26 de outubro de 2010

segunda-feira, 25 de outubro de 2010

APÓS A PROCLAMAÇÃO DA REPÚBLICA


Nesta altura, a água jorrava na cascata a partir do aqueduto centenário (hoje vem da EPAL). Ao lado do Ministro da Justiça, Afonso Costa, está o Sub-Director da Casa de Correcção, Padre António de Oliveira, cujo nome designa actualmente o Instituto Padre António de Oliveira.

Imagem recolhida na Revista Brasil Portugal (ver AQUI)

PROJECTO HORTAS URBANAS

Informação obtida no Blogue Oeiras 21+

AINDA A CORRIDA DO TEJO

O Grupo Desportivo dos Unidos Caxienses participou na Corrida do Tejo, prova
que contou com a participação 10.000 participantes. Para conhecer a
classificação dos atletas do GDUC clique AQUI

domingo, 24 de outubro de 2010

A CORRIDA DO TEJO




À passagem por Paço de Arcos e Caxias, milhares de atletas desfrutavam de um dia
aprazível para uma prática salutar - o atletismo.

sexta-feira, 22 de outubro de 2010

ESTÁDIO MUNICIPAL DE OEIRAS

O campo de futebol do Estádio Municipal de Oeiras já tem um novo relvado sintético, dotado de condições de qualidade para a prática desportiva e para a competição. A obra para sua substituição, realizada pela Câmara Municipal de Oeiras, consistiu num investimento de cerca de 250 mil euros. A inauguração do relvado está marcada para o dia 29 de Outubro, às 18H30, pelo Presidente da autarquia, Isaltino Morais. Para saber mais clique em CMO.

quinta-feira, 21 de outubro de 2010

DAME PAULA REGO

Imagem Wikipédia

"A pintora portuguesa Paula Rego recebeu a Ordem do Império Britânico com o grau de Dama Oficial pela sua contribuição para as artes. No Palácio de Buckingham, Paula Rego considerou a distinção, que a tornou na quarta pintora a receber o grau de Dama, “uma experiência maravilhosa”.
Paula Rego torna-se assim a quarta pintora a ter recebido este título, juntando-se assim a Laura Knight (1929), Ethel Walker (1943) e Elizabeth Blackadder (2003)."
Conforme informação de PPortodosMuseus

MOSTRA GASTRONÓMICA NO PALÁCIO DOS ARCOS


Aproveite para visitar o emblemático monumento de Paço de
Arcos (da próxima só como cliente)
durante a 1ª Mostra Gastronómica.

"No dia em que se realiza a 1ª Mostra Gastronómica no Centro Histórico de Paço de Arcos, a 30 de Outubro, a “Confraria de Enófilos do Vinho de Carcavelos” procede à Entronização de novos confrades e realiza um Desfile pelas ruas daquela vila do concelho de Oeiras." Para saber mais clique em CMO

quarta-feira, 20 de outubro de 2010

ADJUDICADA OBRA DO PALÁCIO DOS ARCOS


"Executivo da Câmara Municipal de Oeiras aprovou, no dia 14 de Outubro, em Reunião de Câmara, a adjudicação da obra de “Concepção, Adaptação e Exploração do Palácio dos Arcos a Unidade Hoteleira” ao concorrente nº 1, Vila Galé – Sociedade de Empreendimentos Turísticos, S.A., do direito de Concepção, Adaptação e Exploração do Palácio dos Arcos à actividade hoteleira. Não se prevê execução financeira desta acção no decurso do ano de 2010"
Para saber mais clique em CMO

segunda-feira, 18 de outubro de 2010

A REPÚBLICA É CIDADANIA


A República, Lugar da Utopia
A República é cidadania
[ debate ]
Carlos Fiolhais e Teresa Vilaverde
Carlos Pinto Coelho [ moderador ]
20 Outubro 2010, 21h30
Biblioteca Municipal de Oeiras
Para saber mais clique em Espaço e Memória

CAXIAS NA IMPLANTAÇÃO DA REPÚBLICA


Imagem recolhida na Revista Brasil Portugal (ver AQUI)
...
Assistimos na passada semana ao IX Encontro de História Local do Concelho de Oeiras - República e Republicanos no Concelho de Oeiras, que decorreu no Auditório da Biblioteca Municipal de Oeiras. Dos vários temas abordados. de que demos nota AQUI, destacava a comunicação do Dr. Joaquim Boiça (coordenador do Encontro) "Caxias e S. Julião da Barra - Espaços de Prisão na 1ª República" pelo interesse que tem para a Freguesia de Caxias.

Com efeito, o Forte D. Luís, parte do Campo Entrincheirado de Lisboa (construído entre 1878 e 1901), rapidamente se transformaria em presídio militar e civil. No dia imediato à proclamação da República, são repostos os decretos do Marquês de Pombal que determinam a expulsão dos Jesuítas de Portugal. Os primeiros a chegar ao Forte seriam os Padres do Colégio do Barro e de Campolide que posam para a fotografia em cima.

A prisão de Caxias e de S. Julião da Barra (sinistro presídio do século XVI ao século XX) seriam os dois principais locais de destino de presos políticos na 1ª República.

Importa aqui apelar para que a documentação histórica e o património, nomeadamente as estruturas edificadas (redutos, casamatas e trincheiras) do actualmente designado Forte de Caxias, sejam preservados, não obstante a sua continuada utilização como prisão. De facto não há muito que visitantes constataram a forte degradação a que parte do complexo se encontra votado.

...

domingo, 17 de outubro de 2010

VENHA PLANTAR UMA ÁRVORE


"No âmbito do Planos Municipais de Arborização, da Água, da Vegetação e dos Corredores Verdes, a Câmara Municipal de Oeiras promove uma série de actividades de plantação de árvores, junto às linhas de água do município (ver documento em anexo). As actividades estão agendadas para os seguintes dias e locais:

16 de Outubro, 10h - Ribeira da Ancha / Porto Salvo

23 de Outubro, 10h – Ribeira de Porto Salvo / Paço de Arcos

6 de Novembro, 10h – Rio Jamor (troço entre Valejas e Gandarela)

20 de Novembro, 10h – Ribeira de Outurela / Carnaxide.

Os interessados em participar deverão contactar o Núcleo de Promoção e Sensibilização Ambiental através do Telf: 800 201 205 ou 21 097 65 65/7 ou E-Mail: nspa@cm-oeiras.pt."
Informação obtida no Blogue Oeiras 21

sábado, 16 de outubro de 2010

NOTÍCIAS: AS INVASÕES FRANCESAS E O MOSTEIRO DO LORVÃO

Duque de Wellington
"É o tema da conferência que será proferida no próximo sábado, dia 16 de Outubro, pelas 16:30 horas na Casa do Monte, em Lorvão, pela Prof.ª Doutora Regina Anacleto. A iniciativa pertence à Associação Pró-Defesa do Mosteiro de Lorvão, que assim pretende assinalar a passagem do bicentenário da presença em Lorvão do General Arthur Wellesley, Duque de Wellington, nas vésperas da Batalha do Buçaco. Wellington aconselhou as monjas a abandonarem a clausura, devido ao perigo que corriam pela invasão das tropas napoleónicas. A maior parte delas refugiou-se na quinta de Esgueira, que tinha sido doada ao Mosteiro pela Rainha Santa Teresa, algumas foram para casa de parentes e as que foram ficando fugiram, à última hora, para S. Mamede. Afinal os franceses andaram a saquear as aldeias da Serra, incluindo S. Mamede, e o Mosteiro, estranhamente, foi poupado. Acreditou-se que por milagre das Santas Rainhas…
Pelas 18:00 horas será descerrada uma lápide comemorativa no edifício onde esteve hospedado o General Wellington."
Informação recolhida AQUI e SNBCI newsletter [newsletter@bensculturais.com]

PINTURA DE ÂNGELO CRISTO NO PALÁCIO DE RIBAMAR

Pinturas de Ângelo Cristo no Ribamar

A Galeria Municipal Palácio Ribamar, em Algés, apresenta a exposição Pinturas de Ângelo Cristo de 22 de Outubro a 14 de Novembro de 2010, podendo ser visitada de terça-feira a domingo das 13H00 às 18H00. A inauguração está marcada para o dia 21 de Outubro, às 18H00. Para saber mais clique em CMO.

UM BURACO PERFEITO




Fotografias obtidas num qualquer carreiro do Vale da Terrugem
Após as primeiras chuvas de Outono as formigas não perdem tempo. Já fizeram o buraco que para elas é seguro e fonte vida. O que observamos é a entrada para o celeiro onde instalarão a maternidade das próximas gerações. Entram e saem numa azáfama permanente, aparentemente indiferentes ao que as rodeia. Há quem diga que são um exemplo de sociedade perfeita...

A formiga no carreiro
Andava a roda da vida
Caiu em cima
Duma espinhela caída
Furou furou à brava
Numa cova que ali estava
E de cima duma delas
Virou-se prò formigueiro
Mudem de rumo
Já lá vem outro carreiro
(Zeca Afonso - A Formiga no carreiro)

quarta-feira, 13 de outubro de 2010

OBRAS NA CHEPA (NASCENTE)



Um nosso associado e membro de um Órgão Social da nossa Associação, morador na CHEPA (Nascente), enviou a mensagem em baixo para a J F Caxias. Recebemos a resposta a seguir, remetida pelo nosso colaborador, que decidimos publicar, por nos parecer de manifesto interesse de todos os nossos associados, habitantes em geral e moradores da CHEPA (Nascente)(Rua/Largo M.S. Moreira Rato) , em particular,
.........................................................................................................................................................................
De: Carlos Brito
Enviado: segunda-feira, 11 de Outubro de 2010 17:32
Para: Junta Freguesia Caxias
Assunto: agradecimento e pedido de ajuda
Anexos: IMAG0001.JPG

Boa tarde

Venho desde já agradecer em meu nome pessoal e da Associação do Alto
Lagoal o facto de já terem reparado o pavimento da R. Bartolomeu Dias.

Pedia o favor de quando for possível de taparem os buracos existentes na
R. Mel da S. Moreira Rato, que anteriormente solicitei, pois tem uma
localização que obriga a desviar a viatura para uma trajectória perigosa.

Aproveito ainda para vos informar que os sumidoiros existentes na mesma
rua e em frente ao parque infantil estão outra vez com problemas como
anteriormente tive o cuidado de informar a CMO, solicito o vosso apoio.

Junto envio foto a demonstrar o que se passou no passado fim de semana
durante o período que choveu, ver attach., pois torna perigoso a passagem
de carros, não sabendo onde está a tampa existente no meio da rua e que
teima em sair, ficando um buraco no meio da via.

Desde já agradeço a vossa atenção.

Cumprimentos

.........................................................................................
"Exmo. Senhor
Carlos Brito
E-mail nº: 1728/2010

Agradeço o e-mail de V. Exa. de 11 do crt.

Relativamente à reparação dos passeios, iniciámos ontem a obra de
requalificação das calçadas junto às habitações (lado do parque infantil).

As reparações do “buracos” no pavimento, embora a obra já esteja
adjudicada, segundo informação do empreiteiro, - como o alcatrão não
está em condições de receber mais reparações(remendos) vai propor à
CMO a repavimentação total da estrada. Ficamos a aguardar a decisão.

No que concerne à desobstrução das sarjetas e sumidouros, vamos
promover uma intervenção em toda a Freguesia, aguardando autorização
superior para utilizar os Serviços dos Bombeiros de Paço de Arcos.

Apresento a V. Exa. melhores cumprimentos,

O Presidente da Junta de Freguesia de Caxias"
>

terça-feira, 12 de outubro de 2010

FADO


"Já no seu segundo palco, o Auditório Municipal Ruy de Carvalho, em Carnaxide, o Ciclo “Vozes do Fado”, da Câmara Municipal de Oeiras, apresenta um espectáculo de Joana Amendoeira, no dia 15 de Outubro, às 22H00."
Para saber mais clique em CMO

CONCERTO DE MÚSICA EM OEIRAS


Informação recebida por mail de:
Associação Cultural de Oeiras - Espaço e Memória
Câmara Municipal de Oeiras

MERCADO DE 2ª MÃO E DE TROCAS EM OEIRAS


"Trocar para reutilizar - a experiência dos Mercados de 2ª Mão e de Trocas em Oeiras

A Câmara Municipal de Oeiras, em colaboração com a Junta de Freguesia de Carnaxide, está a organizar um Mercado de 2ª Mão e um Swap Market/Mercado de trocas, que constitui um projecto-piloto que tem como principal objectivo a troca de objectos que ainda podem ser utilizados.
Este tipo de iniciativa encontra-se amplamente divulgada em outros países da União Europeia, e representa uma sugestão para quem procura presentes solidários e amigos do Ambiente, promovendo-se um Mercado mais sustentável."
Para saber mais clique em Blogue da Agenda XXI Local de Oeiras

NOVA TAXA MUNICIPAL


"DECO contra nova taxa municipal sobre o gás

A DECO manifestou-se hoje, segunda-feira, contra a introdução já este mês de uma taxa municipal de ocupação de subsolo, cobrada pelas câmaras aos fornecedores de gás natural e depois reflectidos por estes na factura mensal dos clientes."

Para saber mais clique em Jornal de Notícias

segunda-feira, 11 de outubro de 2010

REPTEIS


Algures por aí, uma pequena cobra (cuja classificação desconhecemos), com cerca de 35 cm de comprimento e da grossura de um dedo, faz-nos acordar as nossas fobias ancestrais. Ficaremos gratos ao visitante que nos queira ajudar na classificação da espécie .

POESIA


EXPOSIÇÃO NOS CEM ANOS DA REPÚBLICA




Informação recebida por mail da Associação Cultural de Oeiras - Espaço e Memória

domingo, 10 de outubro de 2010

DEPOIS DA TEMPESTADE VEM A BONANÇA!




Com a natureza tem sido assim. Sempre nos disseram isso. As imagens são de hoje, de manhã, na praia de Caxias, junto ao Restaurante Golfinho. Ao lado, na praia do Lagoal, o extenso areal convida, poucos, a desfrutar da calmaria.

sábado, 9 de outubro de 2010


"Joalharia Contemporânea
Do Al-Andaluz à Índia
[ exposição ]
08 Outubro a 14 novembro 2010
Museu do Oriente, Lisboa"
Imagem e texto recolhidos do Blogue Espaço e Memória

O CONCELHO DE OEIRAS NO 5 DE OUTUBRO DE 1910



"No âmbito do IX Encontro de História Local do Concelho de Oeiras, que este ano tem como tema a "República e Republicanos em Oeiras", que irá decorrer de 14 a 16 de Outubro, no Auditório da Biblioteca de Oeiras, terá lugar no dia 15, Sexta-feira, pelas 16H00, o lançamento do Caderno de Património Notas sobre o Concelho de Oeiras no 5 de Outubro de 1910, da autoria de Catarina Miranda e Armando Emídio, uma Edição do Município de Oeiras."

Imagem e informação obtidas no Blogue Oeiras com História

COMEMORAR O OUTONO

Informação recolhida no Blogue In Oeiras Centro Comunitário do Alto da Loba

sexta-feira, 8 de outubro de 2010

VALHA-NOS A SENHORA DO "VENCIMENTO"


Ruínas de Nossa Senhora de Vencimento do Carmo

Verificámos que andam por aí, na Internet, imagens alusivas a um "recurso místico" para épocas de crise, tão em uso nos séculos passados. Referimos-nos às peregrinações a um local evocativo, capela, igreja ou santuário. Falam precisamente de uma "Senhora do Vencimento". Uma simples volta pela Net e pelo património mostra-nos que em Portugal e no Brasil proliferam edifícios religiosos evocativos de Nossa Senhora do Vencimento. Pois aqueles que vivem perto de Lisboa não precisam ir longe. Aqui bem perto a Igreja do Carmo, em ruínas, pode ser uma resposta mais económica para os interessados.

quarta-feira, 6 de outubro de 2010

TEATRO NO CONCELHO DE OEIRAS


SABINA FREIRE” é o título da comédia, da autoria de Manuel Teixeira Gomes, que
sobe ao palco do Auditório Municipal Eunice Muñoz, em Oeiras, de 7 de Outubro a
12 de Dezembro, de quinta-feira a sábado, às 21H30 e aos domingos, às 16H00.
Para saber mais clique em CMO

LUCIUS CORNELIUS BOCCHUS

Por vezes esquecemos (ou desconhecemos) que somos devedores de um passado comum que forjou (apesar das crises) aquilo que somos hoje. Há cerca de 2.000 anos um filho da actual Alcácer do Sal foi "nobel" da literatura latina, cuja língua ainda forma (e informa?) a expressão das nossas ideias (grandes e pequenas). Lucius Cornelius Bocchus exerceu o alto cargo de «flamen provinciae Lusitaniae»(responsável provincial pelo culto). Veremos se os nossos tele-jornais darão aos não eruditos mais alguma informação sobre esta figura nebulosa para a maioria de nós.

Nota: Não terá sido este autor que pronunciou aquela célebre frase ...os lusitanos são um povo que não se governa nem se deixa governar... Afinal ele também era "lusitano".

terça-feira, 5 de outubro de 2010

domingo, 3 de outubro de 2010

IGREJA DE ST. ANTÓNIO EM TERCENA E QUINTA DO FILINTO





Igreja de Stº António (Séc. XVIII): Construída em 1742, segundo a data inscrita na porta principal, situa-se no centro de Tercena. (A primeira imagem obtida em Wikipédia)

As duas imagens seguintes reportam-se à fachada principal da Igreja e a um pormenor do que resta de uma parede de azulejos evocativos dos milagres de St. António. As fotografias referidas foram recolhidas nesta data, imediatamente antes do almoço tertúlia, promovido pela Associação Cultural de Oeiras - Espaço e Memória, que decorreu na Quinta do Filinto, em Tercena. Após o almoço ouvimos uma interessante palestra da Srª. Drª. Maria Micaela Soares, investigadora e grande conhecedora da cultura saloia. No fim da tarde o anfitrião Sr. Fernando Silva (jornalista, encenador, animador local, grande activista da cultura) mostrou-nos o repositório-museu, com objectos que guarda há muitos anos e que nos remetem para o tempo em que Oeiras era terra de produção agrícola onde o saloio deixou marcas indeléveis (última imagem).