O Blog do Movimento de Moradores do Alto do Lagoal e Vale da Terrugem

Ponto de encontro e mobilização dos habitantes do Alto do Lagoal e Vale da Terrugem dirige-se, também, a todos os interessados pelas questões da cidadania e melhor qualidade de vida.
_______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________


quarta-feira, 6 de outubro de 2010

LUCIUS CORNELIUS BOCCHUS

Por vezes esquecemos (ou desconhecemos) que somos devedores de um passado comum que forjou (apesar das crises) aquilo que somos hoje. Há cerca de 2.000 anos um filho da actual Alcácer do Sal foi "nobel" da literatura latina, cuja língua ainda forma (e informa?) a expressão das nossas ideias (grandes e pequenas). Lucius Cornelius Bocchus exerceu o alto cargo de «flamen provinciae Lusitaniae»(responsável provincial pelo culto). Veremos se os nossos tele-jornais darão aos não eruditos mais alguma informação sobre esta figura nebulosa para a maioria de nós.

Nota: Não terá sido este autor que pronunciou aquela célebre frase ...os lusitanos são um povo que não se governa nem se deixa governar... Afinal ele também era "lusitano".

Sem comentários: