O Blog do Movimento de Moradores do Alto do Lagoal e Vale da Terrugem

Ponto de encontro e mobilização dos habitantes do Alto do Lagoal e Vale da Terrugem dirige-se, também, a todos os interessados pelas questões da cidadania e melhor qualidade de vida.
_______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________


sábado, 16 de outubro de 2010

NOTÍCIAS: AS INVASÕES FRANCESAS E O MOSTEIRO DO LORVÃO

Duque de Wellington
"É o tema da conferência que será proferida no próximo sábado, dia 16 de Outubro, pelas 16:30 horas na Casa do Monte, em Lorvão, pela Prof.ª Doutora Regina Anacleto. A iniciativa pertence à Associação Pró-Defesa do Mosteiro de Lorvão, que assim pretende assinalar a passagem do bicentenário da presença em Lorvão do General Arthur Wellesley, Duque de Wellington, nas vésperas da Batalha do Buçaco. Wellington aconselhou as monjas a abandonarem a clausura, devido ao perigo que corriam pela invasão das tropas napoleónicas. A maior parte delas refugiou-se na quinta de Esgueira, que tinha sido doada ao Mosteiro pela Rainha Santa Teresa, algumas foram para casa de parentes e as que foram ficando fugiram, à última hora, para S. Mamede. Afinal os franceses andaram a saquear as aldeias da Serra, incluindo S. Mamede, e o Mosteiro, estranhamente, foi poupado. Acreditou-se que por milagre das Santas Rainhas…
Pelas 18:00 horas será descerrada uma lápide comemorativa no edifício onde esteve hospedado o General Wellington."
Informação recolhida AQUI e SNBCI newsletter [newsletter@bensculturais.com]

Sem comentários: