O Blog do Movimento de Moradores do Alto do Lagoal e Vale da Terrugem

Ponto de encontro e mobilização dos habitantes do Alto do Lagoal e Vale da Terrugem dirige-se, também, a todos os interessados pelas questões da cidadania e melhor qualidade de vida.
_______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________


sexta-feira, 29 de outubro de 2010

A VELHA PONTE DE CAXIAS (LAGOAL)







Cerca de cem anos separam a primeira "foto" das seguintes. Podemos observar na imagem envelhecida uma paisagem bucólica, onde pontificam a par dos campos cerealíferos, o espelho de água (Ribeira de Barcarena) e algumas casas (aburguesadas) de veraneio ou de aluguer a militares ligados aos Altos Estudos Militares ou ao Campo Entrincheirado de Lisboa. Elas ainda lá estão. A ponte já não é a mesma (a anterior, que se dizia romana ou medieval, ficou danificada na cheia de 1967). A Vivenda Maria Luiza, que foi sede de clube e cinema temporário, é agora uma ruína de uma "clínica" de má memória.

Nos últimos anos temos assistido a um processo de "bota abaixo" e "restauro" nesta zona do Lagoal (Caxias). Estranhamente este núcleo histórico da Freguesia não mereceu ainda a atenção suficiente da CMO no sentido de ser classificado e integrado no Plano de Salvaguarda de Oeiras.

Nota: A fotografia antiga consta numa excelente edição dos Cadernos do Património, recentemente editada pela CMO, Notas Sobre o. Concelho de Oeiras no 5 de Outubro de 1910, de Catarina Miranda e Armando Emídio

Sem comentários: