O Blog do Movimento de Moradores do Alto do Lagoal e Vale da Terrugem

Ponto de encontro e mobilização dos habitantes do Alto do Lagoal e Vale da Terrugem dirige-se, também, a todos os interessados pelas questões da cidadania e melhor qualidade de vida.
_______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________


segunda-feira, 18 de outubro de 2010

CAXIAS NA IMPLANTAÇÃO DA REPÚBLICA


Imagem recolhida na Revista Brasil Portugal (ver AQUI)
...
Assistimos na passada semana ao IX Encontro de História Local do Concelho de Oeiras - República e Republicanos no Concelho de Oeiras, que decorreu no Auditório da Biblioteca Municipal de Oeiras. Dos vários temas abordados. de que demos nota AQUI, destacava a comunicação do Dr. Joaquim Boiça (coordenador do Encontro) "Caxias e S. Julião da Barra - Espaços de Prisão na 1ª República" pelo interesse que tem para a Freguesia de Caxias.

Com efeito, o Forte D. Luís, parte do Campo Entrincheirado de Lisboa (construído entre 1878 e 1901), rapidamente se transformaria em presídio militar e civil. No dia imediato à proclamação da República, são repostos os decretos do Marquês de Pombal que determinam a expulsão dos Jesuítas de Portugal. Os primeiros a chegar ao Forte seriam os Padres do Colégio do Barro e de Campolide que posam para a fotografia em cima.

A prisão de Caxias e de S. Julião da Barra (sinistro presídio do século XVI ao século XX) seriam os dois principais locais de destino de presos políticos na 1ª República.

Importa aqui apelar para que a documentação histórica e o património, nomeadamente as estruturas edificadas (redutos, casamatas e trincheiras) do actualmente designado Forte de Caxias, sejam preservados, não obstante a sua continuada utilização como prisão. De facto não há muito que visitantes constataram a forte degradação a que parte do complexo se encontra votado.

...

Sem comentários: