Imagem recolhida na Revista Brasil Portugal (ver AQUI)
...
Assistimos na passada semana ao IX Encontro de História Local do Concelho de Oeiras - República e Republicanos no Concelho de Oeiras, que decorreu no Auditório da Biblioteca Municipal de Oeiras. Dos vários temas abordados. de que demos nota AQUI, destacava a comunicação do Dr. Joaquim Boiça (coordenador do Encontro) "Caxias e S. Julião da Barra - Espaços de Prisão na 1ª República" pelo interesse que tem para a Freguesia de Caxias.
Com efeito, o Forte D. Luís, parte do Campo Entrincheirado de Lisboa (construído entre 1878 e 1901), rapidamente se transformaria em presídio militar e civil. No dia imediato à proclamação da República, são repostos os decretos do Marquês de Pombal que determinam a expulsão dos Jesuítas de Portugal. Os primeiros a chegar ao Forte seriam os Padres do Colégio do Barro e de Campolide que posam para a fotografia em cima.
A prisão de Caxias e de S. Julião da Barra (sinistro presídio do século XVI ao século XX) seriam os dois principais locais de destino de presos políticos na 1ª República.
Importa aqui apelar para que a documentação histórica e o património, nomeadamente as estruturas edificadas (redutos, casamatas e trincheiras) do actualmente designado Forte de Caxias, sejam preservados, não obstante a sua continuada utilização como prisão. De facto não há muito que visitantes constataram a forte degradação a que parte do complexo se encontra votado.
...
Sem comentários:
Enviar um comentário