"A narrativa de São João Evangelista sintetiza a essência e o mistério do Natal. Conta-nos a história de uma mulher que dá à luz um filho, de um homem que os guarda e acompanha, de pastores e magos do Oriente que O adoram e de milhões de pessoas que na história do Cristianismo testemunharam, pela fé, o nascimento de um Deus que se comunica à humanidade.
Desde as origens da arte cristã, uma arte celebrativa, muito mais do que uma experiência meramente decorativa, que a iconografia de Jesus Cristo assume um papel central. Na verdade, inserindo-se nos mais variados contextos culturais não deixa de reflectir a mentalidade e a postura dos povos que propõem leituras e posturas renovadas perante o mistério da incarnação de Deus na história.
A mostra que apresentamos pretende exemplificar como nas nossas comunidades a referência à natividade está sempre presente. Fruto de um levantamento de algumas peças da Diocese de Lisboa e com o contributo de um particular, pretende o Centro Cultural do Patriarcado de Lisboa, proporcionar um olhar sobre esta realidade conduzindo o visitante a centrar-se na figura incontornável de Jesus Menino."
Informação obtida em: http://globalsites.org/pipc-centrocultural/page43.php
Sem comentários:
Enviar um comentário