O Blog do Movimento de Moradores do Alto do Lagoal e Vale da Terrugem

Ponto de encontro e mobilização dos habitantes do Alto do Lagoal e Vale da Terrugem dirige-se, também, a todos os interessados pelas questões da cidadania e melhor qualidade de vida.
_______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________


sexta-feira, 8 de outubro de 2010

VALHA-NOS A SENHORA DO "VENCIMENTO"


Ruínas de Nossa Senhora de Vencimento do Carmo

Verificámos que andam por aí, na Internet, imagens alusivas a um "recurso místico" para épocas de crise, tão em uso nos séculos passados. Referimos-nos às peregrinações a um local evocativo, capela, igreja ou santuário. Falam precisamente de uma "Senhora do Vencimento". Uma simples volta pela Net e pelo património mostra-nos que em Portugal e no Brasil proliferam edifícios religiosos evocativos de Nossa Senhora do Vencimento. Pois aqueles que vivem perto de Lisboa não precisam ir longe. Aqui bem perto a Igreja do Carmo, em ruínas, pode ser uma resposta mais económica para os interessados.

4 comentários:

Anónimo disse...

Ou foi jogo de palavras ou ignorância. Nossa Senhora do Vencimento é ums dos títulos dados à Virgem como padroeira das mães no momento do parto. Tal como Nossa Senhora do Livramento ou Nossa Senhora do Bom Sucesso.
Daniel de Sá

amalvt disse...

Caro vizinho (de longe ou de perto?). Claro que foi trocadilho, jogo de palavras, linguagem metafórica talvez. nos tempos que correm...valha-nos isso.
Obrigados pela sua visita e volte sempre.
AMALVT

Anónimo disse...

Já que pergunta se sou de perto se de longe, digo que, do meu ponto de vista, a Terrugem é que fica longe. Eu vivo na Maia, mas nem sequer a Maia do Douro Litoral, mas a de São Miguel, nos Açores.
(É óbvio que se tratou de trocadilho e eu percebi isso.)
Um abraço.
Daniel de Sá

AMALV disse...

Obrigados pela sua visita

Tomei a liberdade de entrar na sua "casa" (google) e deparei-me com um escritor açoreano, fazedor de estórias e História. Penso não ser coincidência.

Permito-me uma pequena correcção. Esta nossa senhora é evocativa da Vitória (daí o Mosteiro do Carmo)e julgo não estar associada ao parto.

"Para comemorar a libertação de Portugal, em 1397, funda um convento em Lisboa, dedicado a Nossa Senhora do Vencimento, que depois entregou à Ordem do Carmo"

Encantado por partilhar consigo. Um bem-haja.

Nota: A sua visita foi pretexto para colocar no blogue da nossa Associação um acesso para o "Projecto Vercial" (que tem uma uma entrada para o Escritor Daniel de Sá)

Fernando Lopes - AMALVT