O Blog do Movimento de Moradores do Alto do Lagoal e Vale da Terrugem

Ponto de encontro e mobilização dos habitantes do Alto do Lagoal e Vale da Terrugem dirige-se, também, a todos os interessados pelas questões da cidadania e melhor qualidade de vida.
_______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________


terça-feira, 21 de julho de 2009

O PERCURSO DA ÁGUA






Sobre este assunto ver AQUI e AQUI

Desde Queijas passando por debaixo da A5, a água maltratada teima em correr para fora do que resta do sistema hidráulico que, de diversas minas, alimentou hortas e palácios. No tempo em que a água próxima era uma riqueza. Agora desprezamo-la. Até quando?

NOTA: As imagens reportam partes do sistema hidráulico (ou de encanamento), do século XVIII, ainda visível, apesar de em mau estado. Reportam ainda a Real Quinta de Caxias e a Casa ou palácio de Massarelos que beneficiaram deste manancial.

Obs: Com os agradecimentos à CMo pela última fotografia

1 comentário:

Clotilde Moreira disse...

Isto de cuidar dos sistemas de água é coisa que parece interessar pouco. Aqui em Algés as construções da Quinta de Santo António cortaram um linha de água. Ninguém está ralado.
Clotilde