O Blog do Movimento de Moradores do Alto do Lagoal e Vale da Terrugem

Ponto de encontro e mobilização dos habitantes do Alto do Lagoal e Vale da Terrugem dirige-se, também, a todos os interessados pelas questões da cidadania e melhor qualidade de vida.
_______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________


quarta-feira, 22 de julho de 2009

Lançamento do livro “O Tecto da Sala da Concórdia no Palácio do Marquês de Pombal em Oeiras”

Sebastião José de carvalho e Mello(1699-1782) e seus irmãos Paulo de Carvalho e Mendonça (1702-1770) e Francisco Xavier de Mendonça Furtado (1700-1779), fiéis colaboradores do irmão.

24 de Julho - 18H30
"O Tecto da Sala da Concórdia no Palácio do Marquês de Pombal em Oeiras” é o título de um livro editado pela Câmara Municipal de Oeiras, da autoria de Maria Teresa Crespo, que será apresentado no dia 24 de Julho, no Salão Nobre do Palácio Marquês de Pombal, em Oeiras.
Após a apresentação do livro, pela autora, terá lugar uma visita ao 1º piso do Palácio, com especial enfoque para a Sala da Concórdia, orientada pelo Prof. José Meco.
Esta obra resulta de um trabalho de pesquisa da jovem investigadora, consistindo num relatório analítico-descritivo sobre uma obra de arte particular, o Quadro da Concórdia, atribuído a Joana do Salitre, que se encontra no referido Palácio.
“O Tecto da Sala da Concórdia no Palácio do Marquês de Pombal em Oeiras” integra a colecção “Caderno de Património”, a qual tem por objectivo valorizar e divulgar o património concelhio, destacando uma peça, uma lenda, uma construção ou uma personalidade oeirense. Ao identificá-lo(a) dá a conhecer a sua história e o seu destino, contribuindo para um maior esclarecimento e enriquecimento da História Local. Esta iniciativa da autarquia pretende, ainda, estimular o trabalho de investigação histórica em torno das questões do Município.
O lançamento deste livro insere-se no âmbito do contexto evocativo dos 250 Anos de Oeiras."*


* Do sítio da CMO

Sem comentários: