O Blog do Movimento de Moradores do Alto do Lagoal e Vale da Terrugem

Ponto de encontro e mobilização dos habitantes do Alto do Lagoal e Vale da Terrugem dirige-se, também, a todos os interessados pelas questões da cidadania e melhor qualidade de vida.
_______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________


quinta-feira, 9 de abril de 2009

ENCANAMENTO DE ÁGUA DA REAL QUINTA DE CAXIAS

Com os agradecimentos à Biblioteca Nacional


Ontem de manhã, tivemos ocasião de presenciar uma visita de trabalho do PCMO e de Técnicos Superiores da CMO ao espaço degradado da Real Quinta de Caxias. Como já havíamos noticiado AQUI, a CMO vai proceder à requalificação daquele espaço nobre, tão importante para a Freguesia de Caxias, para o Concelho e para o País. Estamos a falar de património, exemplarmente reproduzido em carta, também AQUI.
Mas é evidente que aquela Quinta, o Palácio e o Convento, não existiriam sem um complexo sistema de captação de água transportada desde Queijas.
Infelizmente, assitimos pessoalmente, há cerca de vinte anos, à vandalização de parte do sistema de condutas de ferro, aquando da edificação do bairro Jardins do Morganhal, tendo sido dado conhecimento aos STCMO. Posteriormente, ao tentarem construir o famigerado Centro Judiciário, terá acontecido algo idêntico.
Lamentavelmente a água que hoje alimenta a famosa Cascata de Caxias é a da "Companhia". Porém, estamos certos, tal não é inevitavel. Um trabalho de levantamento (existe a carta) e requalificação das minas e condutas (utilizando mesmo canalizações actuais, visto que enterradas) poderá dotar de água os jardins, os pomares, as hortas de cheiros e os edifícios existentes ou a instalar.

1 comentário:

Unknown disse...

.

Caro Fernando,

Excelente.
Era óptimo se o sistema de colecta, minas e distribuição fosse reconstruído.
Pode ser que sim. Quem sabe?

Com sua licença, vou fazer referência a este post no Espaço e Memória.

Abraço

.