O Blog do Movimento de Moradores do Alto do Lagoal e Vale da Terrugem

Ponto de encontro e mobilização dos habitantes do Alto do Lagoal e Vale da Terrugem dirige-se, também, a todos os interessados pelas questões da cidadania e melhor qualidade de vida.
_______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________


terça-feira, 28 de julho de 2009

HORÁRIO (PROVÁVEL) DO COMBUS



Clique em cima para ampliar

ANDORINHAS E ANDORINHÕES
















Clique em cima das imagens para ampliar
Num fim de tarde de um Junho quente, as andorinhas e os andorinhões, designados popularmente de ferreiros (que voam alto), labutavam para alimentarem as suas ninhadas recentes.
Imagem recolhida este ano numa praceta da Rua dos Cedros - Alto do Lagoal.
Para saber mais sobre estas espécies clique em: http://www.novaoeiras.com/placas.pdf

quinta-feira, 23 de julho de 2009

O COMBUS, O ALTO DO LAGOAL E O VALE DA TERRUGEM



Artigo do Jornal da Região-Oeiras, 21 a 27 de Julho 09, replicado no Blogue Oeiras Local, a quem agradecemos.

quarta-feira, 22 de julho de 2009

Lançamento do livro “O Tecto da Sala da Concórdia no Palácio do Marquês de Pombal em Oeiras”

Sebastião José de carvalho e Mello(1699-1782) e seus irmãos Paulo de Carvalho e Mendonça (1702-1770) e Francisco Xavier de Mendonça Furtado (1700-1779), fiéis colaboradores do irmão.

24 de Julho - 18H30
"O Tecto da Sala da Concórdia no Palácio do Marquês de Pombal em Oeiras” é o título de um livro editado pela Câmara Municipal de Oeiras, da autoria de Maria Teresa Crespo, que será apresentado no dia 24 de Julho, no Salão Nobre do Palácio Marquês de Pombal, em Oeiras.
Após a apresentação do livro, pela autora, terá lugar uma visita ao 1º piso do Palácio, com especial enfoque para a Sala da Concórdia, orientada pelo Prof. José Meco.
Esta obra resulta de um trabalho de pesquisa da jovem investigadora, consistindo num relatório analítico-descritivo sobre uma obra de arte particular, o Quadro da Concórdia, atribuído a Joana do Salitre, que se encontra no referido Palácio.
“O Tecto da Sala da Concórdia no Palácio do Marquês de Pombal em Oeiras” integra a colecção “Caderno de Património”, a qual tem por objectivo valorizar e divulgar o património concelhio, destacando uma peça, uma lenda, uma construção ou uma personalidade oeirense. Ao identificá-lo(a) dá a conhecer a sua história e o seu destino, contribuindo para um maior esclarecimento e enriquecimento da História Local. Esta iniciativa da autarquia pretende, ainda, estimular o trabalho de investigação histórica em torno das questões do Município.
O lançamento deste livro insere-se no âmbito do contexto evocativo dos 250 Anos de Oeiras."*


* Do sítio da CMO

terça-feira, 21 de julho de 2009

O PERCURSO DA ÁGUA






Sobre este assunto ver AQUI e AQUI

Desde Queijas passando por debaixo da A5, a água maltratada teima em correr para fora do que resta do sistema hidráulico que, de diversas minas, alimentou hortas e palácios. No tempo em que a água próxima era uma riqueza. Agora desprezamo-la. Até quando?

NOTA: As imagens reportam partes do sistema hidráulico (ou de encanamento), do século XVIII, ainda visível, apesar de em mau estado. Reportam ainda a Real Quinta de Caxias e a Casa ou palácio de Massarelos que beneficiaram deste manancial.

Obs: Com os agradecimentos à CMo pela última fotografia

sábado, 18 de julho de 2009

PROGRESSO?





(Clique nas imagens para ampliar)

"Ó vós que passais a correr sobre mim, na auto-estrada do progresso, parai - não na auto-estrada, para contemplar a obra do homem com quem um dia celebrei um contrato natural " (autor anónimo)

Imagens recolhidas hoje de manhã, sobre a Ribeira de Barcarena, na antiga Quinta da Moura (daí a designação da Fonte) muito perto da A5, entre Caxias e Barcarena. O Concelho de Oeiras não é apenas rico por ser o segundo na recolha de impostos, também é rico em património edificado e natural. Só precisa que lhe prestemos mais atenção.

quarta-feira, 15 de julho de 2009

O COMBUS NO ALTO DO LAGOAL E VALE DA TERRUGEM


"Oeiras COMBUS chega às 10 freguesias do concelho

A Câmara Municipal de Oeiras vai proceder ao lançamento da quarta e última fase de implementação do serviço Oeiras COMBUS ficando, deste modo, servidas todas as freguesias do concelho. A cerimónia de apresentação dos circuitos das freguesias de Oeiras, de Paço de Arcos e de Caxias terá lugar no dia 17 de Julho, às 15H00, frente ao Edifício da Junta de Freguesia de Caxias.
Nestas três freguesias o transporte começará a funcionar no dia 20 de Julho. O início das circulações será gratuito até ao final do mês de Julho, possibilitando a todos os utilizadores experimentar e conhecer os percursos. A partir do dia 1 de Agosto será aplicado o tarifário em vigor nas restantes freguesias.
Relembre-se que, o Oeiras COMBUS consiste num serviço de carreiras urbanas intra-freguesias de cariz social, cuja criação teve por objectivo colmatar lacunas dos oeirenses relativamente à rede de transportes públicos existente, nomeadamente ao nível do acesso a instituições e a serviços tais como mercados, igrejas, farmácias, sedes de juntas de freguesia, entre outros.
Refira-se que, tendo em vista a melhoria das condições de vida da população do Concelho, a Câmara Municipal de Oeiras tem vindo, progressivamente, a adoptar diversas medidas de fomento da mobilidade e acessibilidade locais e de reforço do actual sistema de transportes colectivos urbanos e intra-concelhios.
A Autarquia tem presente a necessidade de alargamento do sistema de transportes colectivos de passageiros a todos os estratos da população, numa perspectiva de inclusão de todos quantos têm maiores dificuldades de deslocação."
Informação obtida no sítio da CMO

domingo, 12 de julho de 2009

FEIRA DE VELHARIAS E ARTESANATO EM CAXIAS




Uma manhã e uma tarde agradável da novíssima feira de Caxias a decorrer no Jardim das Palmeiras, perto da Estação Ferroviária.


Muitos de nós ainda se recordam das Feiras em época própria, marcadas pelo ritmo canónico ou das colheitas, que corriam os lugares do Concelho, abastecendo, divertindo e até embebedando os nossos ancestrais. Os tempos mudaram. Nós e os comerciantes, progressivamente, retomamos velhos hábitos. Agora vamos ao baú das memórias, materializado em peças velhas (discos de vinil, roupas, vidros, loiças, livros, prataria) e em artesanato urbano inspirado nos brinquedos de há cinquenta anos (o pião, o yo-yo, o boneco articulado).

Por umas horas, a agitação da praia (cheia de forasteiros), os restaurantes repletos e o regateio educado, pareciam ter acordado Caxias do seu torpor habitual e retomado, em crescendo, a imagem da terra que já foi de veraneio de realeza e burguesia.

sexta-feira, 10 de julho de 2009

O ESTÁDIO NACIONAL E O CAMPO DE GOLFE


Imagem da Ribeira do Jamor (que quase lembra os versos de Cesário Verde que por ali passou), no início do Verão, com fauna visível. Cenas bucólicas!
Vem isto a propósito de um movimento de cidadania que se tem desenvolvido a partir de moradores da Freguesia de Linda-a-Velha, ao que julgo, ali tão perto. Aos interessados recomendamos uma visita ao blogue Oeiras Local, onde poderão inteirar-se da evolução do processo. Poderão também aceder ao blogue, criado para o efeito, Amigos do Estádio Nacional

OPTIMUS ALIVE Oeiras 09


Está a decorrer o "Optimus Alive!09, que até 11 de Julho apresenta no Passeio Marítimo de Algés actuações dos Metallica, Prodigy, Dave Matthews Band ou Placebo, e estes são apenas alguns dos destaques do Palco Optimus. "
...
Para saber mais clique AQUI
...

quarta-feira, 8 de julho de 2009

PELO AMBIENTE PELA NOSSA SAÚDE


Clique em cima para ampliar



Antes... e depois, com o esforço e dispêndio de alguns!
































terça-feira, 7 de julho de 2009

FEIRA DE VELHARIAS E ARTESANATO NO DOMINGO 12 DE JULHO

Imagem do local da Feira, obtida em : http://feira-de-velharias-de-caxias.blogspot.com/
...
Decorrerá no próximo Domingo, no Jardim das Palmeiras, a segunda Feira de Velharias e Artesanato de Caxias.
...

sexta-feira, 3 de julho de 2009

EXPO-MODELISMO OEIRAS 2009


Com os agradecimentos pelas imagens a FPA

"Oeiras recebe pelo sexto ano consecutivo a EXPO-MODELISMO. Este evento - que reúne todas as formas de Modelismo, desde Aeromodelismo, ao Rádio Modelismo Automóvel, Nautimodelismo, Modelismo Ferroviário e Modelismo Estático – realiza-se nos dias 4 e 5 de Julho, das 10H00 às 19H00, no Centro Desportivo Nacional do Jamor.

A EXPO-MODELISMO oferece aos visitantes, de todas as idades, a possibilidade de assistirem a competições de carros, de barcos e de aviões e, porque decorre ao ar livre, há também de pistas relvadas para aeromodelismo, um lago e um riacho para nautimodelismo, pistas para automóveis e espaços para exposições de comboios e modelismo estático.
O público infanto-juvenil é privilegiado com espaços onde decorrem workshops para construir modelos, os quais são postos a voar logo de seguida.
O evento conta ainda com baptismos de pilotagem.

Esta iniciativa é da responsabilidade da Câmara Municipal de Oeiras e da JIM – Júlio Isidro
Modelismo, com a colaboração da SAM – Society of Antique Modellers Portugal 74."*
*Recebido via Newsletter da CMO

quinta-feira, 2 de julho de 2009

8º ANIVERSÁRIO DA FREGUESIA DE CAXIAS

Clique em cima para ampliar

DEZ LUZES NUM SÉCULO ILUSTRADO - CONDORCET

Marie Jean Antoine Nicolas de Caritat, marquês de Condorcet
Para saber mais clique AQUI
"Condorcet: a condição humana como projecto por Viriato Soromenho Marques
15.Julho - 21h30 - Auditório da Biblioteca Municipal de Oeiras
Marie Jean Antoine Nicolas de Caritat, Marquês de Condorcet (1743 – 1794) é o pensador em análise em Julho, no projecto 10 Luzes num Século Ilustrado.Embora com uma vida breve, Condorcet, o Mestre Revolucionário, desempenhou um papel fundamental no panorama intelectual Iluminista Francês. Filósofo, político e matemático, Condorcet é, sobretudo, conhecido por ser um defensor acérrimo dos ideais que delineariam a Revolução Francesa, como a liberdade, a igualdade e a fraternidade! Incansável na procura dos valores e da dignidade e felicidade humanas, foi um dos defensores do progresso e do ensino público, acreditando que a educação, a paideia era o pilar mais fundamental das sociedades humanas. A este respeito terá afirmado “Sob a mais livre das constituições, um povo ignorante é sempre escravo”! Viriato Soromenho-Marques (51) é professor catedrático de Filosofia da Universidade de Lisboa, e membro da Academia das Ciências de Lisboa. Foi Vice-Presidente da Rede Europeia de Conselhos do Ambiente e do Desenvolvimento Sustentável (EEAC). É membro do Conselho Nacional do Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (CNADS); coordenador científico do Programa Gulbenkian Ambiente; membro do High Level on Energy and Climate Change do Presidente da Comissão Europeia. É Grande Oficial da Ordem de Mérito Civil (1997), e Grande Oficial da Ordem do Infante D. Henrique (2006). Autor de três centenas obras (entre as quais vinte livros) sobre temas filosóficos, ambientais e estratégicos. Proferiu e/ou coordenou sete centenas de conferências, seminários, e cursos em vinte países. Mais dados biográficos podem ser encontrados em: http://www.viriatosoromenho-marques.com/"*
* De uma News Letter da CMO