Helena diz que tomou esta atitude "como um grito de revolta" e "solidariedade", sobretudo para com as três irmãs que foram despedidas – Cristina Afonso, de 42 anos, Estela, 43, e Sílvia, 31. "Não sei se foi um acto de coragem. Foi de revolta. Vinha sempre com as minhas irmãs e trazia o carro cheio. Custava-me trabalhar aqui sem a companhia delas", adianta Helena Afonso, que trabalhou 19 anos na Delphi e está "preocupada" com a situação de uma das irmãs, porque o marido também está desempregado.
Cabisbaixos e de lágrimas nos olhos, 115 operários da Delphi realizaram ontem o seu último dia de trabalho numa fábrica que está "ferida de morte" e que nos tempos áureos chegou a empregar três mil pessoas. Ontem foi mais um dia de despedida – do posto de trabalho e dos colegas – num processo de despedimento que começou na semana passada e fica concluído em Março. Dos 900 trabalhadores, 500 receberam carta de despedimento. No entanto, os 400 que ‘sobreviveram’ estão "apreensivos" com o futuro.
...
SALÁRIO MÍNIMO
O Conselho de Ministros aprovou ontem a fixação do salário mínimo nacional em 475 euros para 2010.
POSIÇÃO EUROPEIA
Os dados da Comissão Europeia sobre o desemprego colocam Portugal a meio da tabela entre os 27 Estados-membros. Bruxelas prevê a recuperação para 2011.
ESPANHA CAMPEÃ
O país vizinho é o campeão do desemprego na Europa com uma taxa próxima dos 20 por cento.
OUTROS CASOS
LEONI
A fábrica de componentes para carros vai fechar em Viana do Castelo despedindo 600.
PIONEER
Fechou portas no Verão e deixou 127 trabalhadores do Seixal sem alternativa para o desemprego.
LEAR
A fábrica de capas para bancos de automóveis vai encerrar e despedir 200 trabalhadores.
QIMONDA
A fábrica de Vila do Condo despediu 402 funcionários que se encontravam em lay-off. "
Excerto de uma notícia de hoje que poderá ver no Jornal Correio da Manhã
Sem comentários:
Enviar um comentário