O Blog do Movimento de Moradores do Alto do Lagoal e Vale da Terrugem

Ponto de encontro e mobilização dos habitantes do Alto do Lagoal e Vale da Terrugem dirige-se, também, a todos os interessados pelas questões da cidadania e melhor qualidade de vida.
_______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________


quinta-feira, 24 de dezembro de 2009

SOLIDARIEDADE E JUSTIÇA SOCIAL EM VÉSPERA DE NATAL

"24 Dezembro 2009 - 00h30
Desemprego: Empresa Delphi da Guarda dispensou meio milhar de pessoas

“O Natal mais triste na vida dos trabalhadores”

"É o Natal mais triste da vida de 500 trabalhadores que foram despedidos", referiu ontem, em lágrimas, Helena Afonso, de 41 anos, funcionária da Delphi, da Guarda, que pediu para ser incluída no grupo que a empresa dispensou.
Helena diz que tomou esta atitude "como um grito de revolta" e "solidariedade", sobretudo para com as três irmãs que foram despedidas – Cristina Afonso, de 42 anos, Estela, 43, e Sílvia, 31. "Não sei se foi um acto de coragem. Foi de revolta. Vinha sempre com as minhas irmãs e trazia o carro cheio. Custava-me trabalhar aqui sem a companhia delas", adianta Helena Afonso, que trabalhou 19 anos na Delphi e está "preocupada" com a situação de uma das irmãs, porque o marido também está desempregado.
Cabisbaixos e de lágrimas nos olhos, 115 operários da Delphi realizaram ontem o seu último dia de trabalho numa fábrica que está "ferida de morte" e que nos tempos áureos chegou a empregar três mil pessoas. Ontem foi mais um dia de despedida – do posto de trabalho e dos colegas – num processo de despedimento que começou na semana passada e fica concluído em Março. Dos 900 trabalhadores, 500 receberam carta de despedimento. No entanto, os 400 que ‘sobreviveram’ estão "apreensivos" com o futuro.

...
SALÁRIO MÍNIMO
O Conselho de Ministros aprovou ontem a fixação do salário mínimo nacional em 475 euros para 2010.
POSIÇÃO EUROPEIA
Os dados da Comissão Europeia sobre o desemprego colocam Portugal a meio da tabela entre os 27 Estados-membros. Bruxelas prevê a recuperação para 2011.
ESPANHA CAMPEÃ
O país vizinho é o campeão do desemprego na Europa com uma taxa próxima dos 20 por cento.
OUTROS CASOS
LEONI
A fábrica de componentes para carros vai fechar em Viana do Castelo despedindo 600.
PIONEER
Fechou portas no Verão e deixou 127 trabalhadores do Seixal sem alternativa para o desemprego.
LEAR
A fábrica de capas para bancos de automóveis vai encerrar e despedir 200 trabalhadores.
QIMONDA
A fábrica de Vila do Condo despediu 402 funcionários que se encontravam em lay-off. "

Excerto de uma notícia de hoje que poderá ver no Jornal Correio da Manhã

Sem comentários: