O Blog do Movimento de Moradores do Alto do Lagoal e Vale da Terrugem

Ponto de encontro e mobilização dos habitantes do Alto do Lagoal e Vale da Terrugem dirige-se, também, a todos os interessados pelas questões da cidadania e melhor qualidade de vida.
_______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________


domingo, 20 de dezembro de 2009

CONCERTO DE NATAL

(Interior da Igreja da Cartuxa em Caxias)

Não se trata de uma cerimónia religiosa. A imagem em cima reporta-se ao final do concerto (aplaudido de pé) anunciado para a Igreja da Cartuxa, em Caxias. A interpretação esteve a cargo do Agrupamento de Música Antiga "CAPELA JOANINA & FLORES E MÚSICA".
Os temas versaram o universo musical dos jesuítas que terão usada com mestria as artes ao serviço da sua missão evangelizadora (todos nos recordamos, a este propósito, do filme "A Missão", com as orquestras guaranis).
Segundo o programa, este concerto procurou "ilustrar dois aspectos contrastantes da actividade musical dos jesuítas portugueses: o cerimonial litúrgico e as representações musicais de cariz didáctico-doutrinal..."(a música polifónica e os vilancilos). O programa recorda-nos, também, que esta é a época de D. João IV(músico e rei), do Pe. António Vieira e da construção utópica e mística do Quinto Império.
Apesar do frio, valeu a pena. Parabéns à organização (CMO) destes eventos (que ainda não chamam multidões) fundamentais para a divulgação da música antiga, património de todos.

Sem comentários: