O Blog do Movimento de Moradores do Alto do Lagoal e Vale da Terrugem

Ponto de encontro e mobilização dos habitantes do Alto do Lagoal e Vale da Terrugem dirige-se, também, a todos os interessados pelas questões da cidadania e melhor qualidade de vida.
_______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________


domingo, 21 de junho de 2009

AINDA O COMBUS NO ALTO DO LAGOAL E VALE DA TERRUGEM

Os mais antigos moradores do Alto do Lagoal, particularmente aqueles que deslocam em transportes públicos, recordam-se que durante alguns tempo não existiu qualquer transporte para o Alto do Lagoal e Terrugem (CHELAG e CHEPA). Só mais tarde a Rodoviária Nacional e a sua herdeira Vimeca viriam a integrar estes bairros no circuito (?) do Concelho. Nunca os transportes públicos foram considerados suficientes pelos moradores, ao contrario das concessionárias que sempre acharam que respondiam ao "mercado" existente. Após 2004, a Vimeca é instada a "tapar" alguns furos que implicavam intervalos de horas durante o período diurno. Certamente a tal se deveu a intervenção dos moradores referida na pastagem anterior.
De facto, as questões da mobilidade e da acessibilidade, entre outras, foram sempre preocupações dos moradores mais empenhados e desta associação em particular. Conforme se disse, têm sido estabelecidos contactos com os STCMO e com os responsáveis dos pelouros autárquicos com vista a que sejam encontradas soluções. Ao anúncio do Combus apressaram-se alguns moradores, em reuniões e eventos, a alertar os responsáveis para a importância dos circuitos a um ritmo pendular (idêntico ao da CP), que servisse o Centro de Saúde e que contemplasse o passe social (facto apontado por uma moradora da Rua Pêro de Alenquer no Seminário, em baixo, promovido pela OEINERGE).
Seminário “Melhor Mobilidade, Melhor Oeiras” promovido pela OEINERGE no âmbito da Semana Europeia da Mobilidade em Oeiras 2007 (ver AQUI)
Do citado Seminário reproduzimos o seguinte excerto :
"Nuno Patrão, da Câmara Municipal de Oeiras, conduziu de seguida a apresentação do projecto COMBUS. Apesar de ser maioritariamente visto como um projecto de cariz social, o COMBUS é muito mais do que isso. Com a oferta proporcionada por estes mini-bus pretende-se facilitar o acesso da população a uma série de infra-estruturas municipais, como o caso de escolas, farmácias, Juntas e Centro de Saúde, entre outros. Para além desta mais valia, os autocarros do projecto COMBUS possuem uma assinatura a preço extremamente reduzido para pessoas idosas, estudantes e população com baixos rendimentos. De momento encontram-se servidas pelo COMBUS as freguesias de Carnaxide, Linda-a-Velha e Queijas, e pretende-se que as dez freguesias do concelho estejam servidas até ao final de 2009."
Não obstante a expectativa gerada sobre este serviço público, com que nos congratulamos, não deixamos de referir alguma apreensão em face dos resultados obtidos noutras freguesias onde este meio de transporte foi implementado. De tal é exemplo a entrevista recente do Presidente da Junta de Barcarena ao Jornal Correio de Oeiras, de 12.02, 2009, que poderá ver AQUI

1 comentário:

Escuela para todos Luz ONG disse...

Escuela para Todos Luz

Capacitación a distancia

Dictado por la Prof Alejandra Fortunato

CURSO DE PERFECCIONAMIENTO PARA DOCENTES, INTEGRADORAS, ACOMPAÑANTES PERSONALES NO DOCENTES, PROFESIONALES QUE APUESTAN A LA INTEGRACIÓN, Y FAMILIAS

A DISTANCIA Y EL TIEMPO LO PONÉS VOS.


Módulo 0 Política inclusiva

Módulo 1 Adecuaciones curriculares

Módulo 2 La ley y lo que deben saber...

Módulo 3 Necesidades especiales en general

Módulo 4 Nociones generales. Autismo.

Módulo 5 Adaptación fácil de las currículas a nivel nacional y provincial

Módulo 6 T.G.D. Generalidades y Características


Seguro te va a interesar y a un costo increíble

Material inédito y patentado

Para la Argentina via mail por giro de correo argentino o Western Union $ 200,

Al exterior U$S 65 vía Western Union o Transferencia Bancaria



Los fondos se utilizan para pagar integradoras de niños sin Obra Social integrados en el interior del país, y para enviar libros y ropas a 6 escuelas que apadrinamos.

La información está en el blog de nuestro sitio (ver al final de esta comunicación)

TE ENTREGAMOS FACTURA O TE LA MANDAMOS POR CORREO

LA FINALIDAD ES QUE TE SIRVA COMO MANUAL.

¿Y qué más te damos?

Un libro de Necesidades Educativas Especiales.



Fecha : La ponés vos



Inscripciones: via mail: fortunatoalejandra@yahoo.com.ar

Material: via mail, o en CD en:

Alberti 1665 Ciudad Autónoma de Buenos Aires.

Lunes, Miércoles y Viernes, de 10 a 12 hs.

Capacitamos en Escuelas de Capital y también en el interior del país.



Prof. Alejandra Fortunato

Escuela para todos Luz O.N.G

Celular:1563090281

Website: www.escuela-inclusiva.com.ar

Radio http://www.lanuevaradioargentina.unlugar.com/nra.listen2myradio.com

19 hs "Inclusión Educativa" de Lunes a Domingo

visitá nuestro blog y el programa de radio...

PARA PODER ACOMPAÑAR LA INTEGRACIÓN