O Blog do Movimento de Moradores do Alto do Lagoal e Vale da Terrugem

Ponto de encontro e mobilização dos habitantes do Alto do Lagoal e Vale da Terrugem dirige-se, também, a todos os interessados pelas questões da cidadania e melhor qualidade de vida.
_______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________


quinta-feira, 4 de junho de 2009

REUNIÃO DA ASSOCIAÇÃO COM A JUNTA DE FREGUESIA DE CAXIAS

...
Uma representação da Associação de Moradores foi ontem recebida pelo Sr Presidente da Junta de Freguesia a fim de dar nota de diversas preocupações dos moradores do Alto do Lagoal e Vale da Terrugem. Registámos um conjunto de iniciativas a desenvolver pela Junta de Freguesia nos bairros das Cooperativas CHELAG e CHEPA, a saber:
...
Pintura de estacionamentos (quando possível em espinha)
Requalificação de escadas com instalação de guardas ou corrimão.
Conservação de espaços verdes e reposição de espécies
Avisos e suportes relativos a canídeos
Ligação pedonal entre os bairros.
Estacionamento.
...
Foi, também, entregue uma carta (a seguir) relativa à obra a decorrer nas escadas da Rua Bartolomeu Dias que traduz a apreciação de moradores e da Direcção da Associação.
...
Alto do Lagoal e Vale da Terrugem, 03 de Junho de 2009

Exmo. Senhor
Luís Filipe Vieira Viana
Presidente da Junta de Freguesia de Caxias

ASSUNTO: INSTALAÇÃO DE ESCADAS NA RUA BARTOLOMEU DIAS – ALTO DO LAGOAL

Esta Associação de Moradores manifesta a V. Exa., em representação de moradores do Alto do Lagoal e Vale da Terrugem, o agrado pelo início das obras de requalificação das escadas da Rua Bartolomeu Dias, que dão sequência a outra iniciativa da Junta associada à requalificação de três escadas da Rua Pêro de Alenquer, vai para quatro anos.
Não obstante ter sido opção da Junta seguir um modelo diferente de requalificação das escadas cuja obra se inicia, por oposição ao aplicado anteriormente nos degraus das escadas da Rua Pêro de Alenquer (lintel de pedra calcária e patim em calçada portuguesa) que mereceu o agrado generalizado da população e publicação recente no Boletim Municipal, temos vindo a transmitir à Junta de Freguesia as preocupações legítimas dos moradores, em particular as respeitantes à segurança das escadas.
Como contributo desta Associação para o bom andamento da obra, referimos, a seguir a opinião conhecedora e pertinente de um nosso morador, a saber:
“…o pavimento deverá ser estável, durável, firme e contínuo sendo recomendável um acabamento não polido. Assim, estes revestimentos devem garantir boa aderência na presença de humidade e água, com qualidade de drenagem superficial e de secagem, e uma inclinação entre 0.5 e 2% para escoamento das águas. Sugere-se uma pedra mais porosa com possibilidade de ser mais texturada ou porventura, através de trabalho mecânico, de ser bujardada."

Aproveitamos para recordar que as escadas apresentam lateralmente, quase sempre, desnível acentuado a solicitar a aplicação de guardas que poderão, na maioria dos casos, a menor custo talvez, substituir o corrimão central que se pode mostrar inadequado em face da largura das citadas escadas.

Também nos foi solicitado que interviéssemos no sentido de solicitar que fossem instaladas rampas de acesso pedonal, da Rua Pêro de Alenquer para baixo, onde tal seja possível, por forma a ser dado cumprimento a legislação recente sobre este assunto.

Com os nossos melhores cumprimentos

Pela Associação de Moradores

Sem comentários: