O Blog do Movimento de Moradores do Alto do Lagoal e Vale da Terrugem

Ponto de encontro e mobilização dos habitantes do Alto do Lagoal e Vale da Terrugem dirige-se, também, a todos os interessados pelas questões da cidadania e melhor qualidade de vida.
_______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________


segunda-feira, 15 de junho de 2009

HORTAS NA CASA BRANCA, NO PALÁCIO DE BUCKINGHAM, EM GUIMARÃES OU NO VALE DA TERRUGEM



Para saber mais clique AQUI
Veiga de Creixomil (ver AQUI)

O Concelho de Oeiras até há cerca de 30 anos ainda olhava para a sua agricultura como sector económico relevante. Hoje, em nome da tercearização "avançada" teme, por vergonha, falar e assumir-se também rural. Como se os tempos que aí estão não nos dissessem que o chavão da sustentabilidade faz todo o sentido. Quase todos descendemos de hortelãos e, sendo mais velhos e habitantes do Concelho há mais tempo, recordamos ainda as doces laranjas que víamos colher junto às ribeiras do Jamor e de Barcarena, as máquinas que joeiravam o trigo em época de Estio por todo o Concelho. Bom dirão alguns...mas a vida não era fácil e éramos muito menos habitantes. Pois era!
As lições vêm agora da realeza e dos Obamas, de Guimarães e até de Oeiras (espaços improvisados a ver AQUI).
Que mais será necessário para provar aos nossos autarcas que a ruralidade não tem que ser um estigma e pode conviver com a cidade moderna (ver AQUI). Pelo menos o exemplo das hortas pedagógico-sociais podia e devia frutificar. Será que alguém nos ouve?
PS: Para que não fique a ideia de que o articulista "quando vê uma enxada se põe logo a cavar", também ele e outros produzem frutas, legumes nos seus exíguos"back yards" do Alto do Lagoal e Vale da Terrugem. Parece mentira, mas não é.

1 comentário:

Anónimo disse...

Boa noite
Li com interesse o artigo sobre as hortas.
Na verdade desde que vivo aqui ainda não me consegui situar na verdadeira problemática e parece que ninguem ainda sabe. Doutro modo já me teria envolvido a sério conjugando as sinergias existentes.
Qual é a minha preocupação primeira - onde exactamente vai (se for) haver construção? Irei passar a ver em vez deste vale tão lindo,mais lindo ainda se se vissem umas hortas bem desenhadas por aí acima com pessoas a tratar delas enquanto têm oportunnidade de bater uns papos, trocar ferramentas, tomar um café ou um chá juntos, comer uma favada com favas criadas por nós e no tempo delas...
Qaundo ouço falar no alto das Lebres,no 7 chaves, é chinês para mim, mas uma coisa é certa, se vou num futuro mais ou menos próximo ter prédios na minha frente, ter maior afluencia de carros, motos e bicicletas em vez de burros a carregar os produtos hortículas, ah quem se vai pôr a "cavar" daqui para fora sou eu lá isso sou.
Também não percebo a diferença entre "parte vai ser urbanizado e parte um Parque Urbano e um Corredor Verde". Onde é que cada um destes três elementos se situa concretamente, ou seja, "no terreno", para ver se há lugar para mim.
Obrigada pela atenção e poderemos trocar impressões lá mais para o fim do mês.Até lá
Cumprimentos

D.