O Blog do Movimento de Moradores do Alto do Lagoal e Vale da Terrugem

Ponto de encontro e mobilização dos habitantes do Alto do Lagoal e Vale da Terrugem dirige-se, também, a todos os interessados pelas questões da cidadania e melhor qualidade de vida.
_______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________


quinta-feira, 4 de junho de 2009

ANTÓNIO VITORINO DE ALMEIDA EM OEIRAS

Com os agradecimentos a: http://www.citi.pt/cultura/musica/musicologos/victorino_almeida/
...
24.Junho - 21h30 - Biblioteca Municipal de Oeiras
...
"Em Junho a música vai regressar ao Café com Letras pelas mãos do Maestro Victorino D’ Almeida. Nascido em Lisboa em 21 de Maio de 1940, cedo começou a trilhar os caminhos da música e da composição…Após concluir o Curso Superior de Piano do Conservatório Nacional de Lisboa, viajou para Viena, onde se diplomou em composição com a mais alta classificação conferida pela Escola superior de Música daquela cidade, onde foi aluno de Karl Schiske.Como concertista, desenvolveu uma intensa carreira internacional, cotando-se entre os melhores pianistas portugueses do seu tempo. Realizou inúmeros concertos um pouco por toda a Europa, com a artista austríaca Erika Pluhar, bem como com o guitarrista búlgaro Peter Marinoff e com o cantor português Carlos Mendes.A sua principal actividade é, todavia, a composição, sendo, sem dúvida, um dos compositores portugueses que mais obra produziu, desde a música a solo para piano e outros instrumentos, à música de câmara, à música sinfónica e coral-sinfónica, ao Lied ou à ópera, além de muita música para cinema e teatro… Embora não se considere como um chefe de orquestra de raiz, já dirigiu praticamente todas as orquestras portuguesas e também algumas importantes orquestras estrangeiras.A sua versatilidade como autor e compositor, abrange, igualmente, a escrita, tendo já publicado obras na área da ficção, da reportagem ou, ainda e naturalmente, sobre música. Dedica-se, também, à escrita de Guiões para programas televisivos, teatro ou cinema. Alias, António Victorino D’almeida é um ícone do imaginário televisivo português, tendo ficado na nossa memória os seus programas intemporais sobre os caminhos da música e arte da composição e interpretação…Um autor que faz das palavras escritas ou musicais o território da sua expressão do mundo! Esperamos por si!"*
*Newsletter da CMO

3 comentários:

Unknown disse...

.

Aqui está um evento a que vale certamente a pena assistir.
António Victorino d'Almeida é um comunicador nato, que sempre me fascinou pela capacidade extraordinária que tem para criar empatia com a assistência, qualquer que seja o tema que aborda.

Duvido que me seja possível estar presente, mas gostava.

Cumps

.

clotilde disse...

Também eu gostava mas vai ser dificil. Mas... talvez.
Clotilde

Fernando Lopes disse...

Também eu acho que merece. Ainda que pareça não ter o reconhecimento que merecia (entrevista recente com alguém que lhe é próximo).