O Blog do Movimento de Moradores do Alto do Lagoal e Vale da Terrugem
Ponto de encontro e mobilização dos habitantes do Alto do Lagoal e Vale da Terrugem dirige-se, também, a todos os interessados pelas questões da cidadania e melhor qualidade de vida. _______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
domingo, 7 de junho de 2009
ACESSIBILIDADES PEDONAIS
Cerca de metade dos postes de iluminação (Rua dos Cedros e Rua Pêro de Alenquer) estão colocados a meio da rua. Que pensam os nossos visitantes disto? Seria inevitàvel ou haveria alternativa?
Este é um problema com o qual nos debatemos há anos, e que em muito afecta e condiciona a mobilidade, em particular de deficientes e idosos.
A questão remete à largura com que foram construídas as ruas e à largura dos passeios (sobretudo estes).
Em Portugal há o hábito de 'meter o Rossio na Betesga', pelo que para optimizar as urbanizações, ou seja, construir o maior número possível de fogos e obter o máximo de rendimento, projecta-se/constroi-se com a 'bitola' mais pequena permitida pela lei.
Assim, temos ruas estreitas e passeios estreitos (creio que hoje em dia rondam os 70 cm de largura) o que, na medida em que obviamente não se podem colocar os postes nos terrenos loteados, obriga a colocar estes nos passeios, deixando pouco espaço para circular.
Uma solução poderia passar por colocar os postes na borda do passeio, solução que por vezes encontramos, mas que complica com o estacionamento automóvel (abertura de portas).
Outra solução que em tempos se via, mas que parece ter sido abandonada, era da iluminação suspensa em cabos que atravessavam a rua a toda a largura. Penso que esta solução tinha problemas de segurança, pois veículos muito altos, como camionetas e camiões, batiam nos cabos e arrancavam-nos, além de serem mais sensíveis às intempéries (ventos fortes, p.ex.). Talvez existam outras complicações nesta solução que agora não estou a ver, como a substituição de lâmpadas, os custos adicionais (necessidade de cabos muito mais resistentes), etc.
Julgo que a única solução viável, sempre dependente do tipo de via, é o recuo dos postes até aos muros dos loteamentos, a colocação/substituição por postes mais estreitos (existem) e, claro, o alargamento (onde possível) dos passeios.
De facto parece impossível. A procura de explicação leva-nos a pensar que deverá ter havido algum motivo que levasse a colocar os postes no meio do passeio. Será que passavam canos e água, gaz ou electricidade junto aos muretes? Porque de contrário não faz sentido. Com a rampas somos confrontados com a legislação comunitária que obriga as novas urbanizações mas não as antigas. E quando falamos disso à CMO a resposta é que façam os moradores. Raios....
DIVULGAÇÃO DO MOVIMENTO (EX- ASSOCIAÇÃO) DE MORADORES
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ACTO CONSTITUTIVO E ESTATUTOS DA ASSOCIAÇÃO
A Associação de Moradores do Alto do Lagoal e Vale da Terrugem foi constituída conforme Certidão emitida pela Conservatória do Registo Comercial R.N.P.C., 2008-12-05 10:43. Tem o número de pessoa colectiva 507541960 e o número de identificação na segurança social 25075419608.
A Associação de Moradores do Alto do Lagoal e Vale da Terrugem tem como missão defender e promover: padrões elevados de qualidade de vida e salvaguarda dos valores ambientais, de saúde e bem-estar; comunidades atraentes com a preservação da sua identidade; o enquadramento das diferentes comunidades por zonas verdes com preservação das áreas ambientais que se revelem mais críticas; políticas de multiuso compatível, tendo por base os conceitos de rede e de pólos, que desempenhem o papel de atractores e de influência, relativamente às comunidades vizinhas e aos visitantes.
OBJECTIVOS GERAIS
A Associação tem como fim a defesa dos interesses ambientais, sociais, culturais, desportivos e dos direitos cívicos dos habitantes do Alto do Lagoal e Vale da Terrugem
OBJECTIVOS MAIS PRÓXIMOS
Para a prossecução do seu objecto, constituem fins e actividades da Associação, designadamente: a) Apoiar ou promover iniciativas no âmbito cívico, social, recreativo, lúdico, desportivo e cultural; b) Servir de interlocutora, perante os organismos públicos ou privados, com vista à obtenção de benefícios relacionados com o seu escopo social; c) Promover ou fomentar o intercâmbio cultural e desportivo com outras organizações; d) Pugnar pela criação de equipamentos sociais, culturais e desportivos; e) Promover ou cooperar com outras organizações, públicas ou privadas, em todas as iniciativas abrangidas pelo seu objecto social; f) Publicitar, através de informação periódica, com recurso a folhetos e às novas tecnologias da informação, as iniciativas e actividades promovidas pela Associação.
A Constituição da República Portuguesa e as Associações de Moradores
Um Projecto de Qualificação e Revitalização da Urbanização do Alto do Lagoal e Comunidades Envolventes - Clique na Imagem em cima para abrir
POSTO DE ATENDIMENTO MÉDICO E DE ENFERMAGEM EM CAXIAS
Posto funciona de Segunda a Sexta-Feira, das 9H00 às 18H00. Serviços de enfermagem (injecções, pensos, medição de Tensão Arterial, avaliação da Glicemia e vacinação)
2 comentários:
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Este é um problema com o qual nos debatemos há anos, e que em muito afecta e condiciona a mobilidade, em particular de deficientes e idosos.
A questão remete à largura com que foram construídas as ruas e à largura dos passeios (sobretudo estes).
Em Portugal há o hábito de 'meter o Rossio na Betesga', pelo que para optimizar as urbanizações, ou seja, construir o maior número possível de fogos e obter o máximo de rendimento, projecta-se/constroi-se com a 'bitola' mais pequena permitida pela lei.
Assim, temos ruas estreitas e passeios estreitos (creio que hoje em dia rondam os 70 cm de largura) o que, na medida em que obviamente não se podem colocar os postes nos terrenos loteados, obriga a colocar estes nos passeios, deixando pouco espaço para circular.
Uma solução poderia passar por colocar os postes na borda do passeio, solução que por vezes encontramos, mas que complica com o estacionamento automóvel (abertura de portas).
Outra solução que em tempos se via, mas que parece ter sido abandonada, era da iluminação suspensa em cabos que atravessavam a rua a toda a largura.
Penso que esta solução tinha problemas de segurança, pois veículos muito altos, como camionetas e camiões, batiam nos cabos e arrancavam-nos, além de serem mais sensíveis às intempéries (ventos fortes, p.ex.).
Talvez existam outras complicações nesta solução que agora não estou a ver, como a substituição de lâmpadas, os custos adicionais (necessidade de cabos muito mais resistentes), etc.
Julgo que a única solução viável, sempre dependente do tipo de via, é o recuo dos postes até aos muros dos loteamentos, a colocação/substituição por postes mais estreitos (existem) e, claro, o alargamento (onde possível) dos passeios.
Abraço
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Olá José António
Obrigado pelo contributo
De facto parece impossível. A procura de explicação leva-nos a pensar que deverá ter havido algum motivo que levasse a colocar os postes no meio do passeio. Será que passavam canos e água, gaz ou electricidade junto aos muretes? Porque de contrário não faz sentido.
Com a rampas somos confrontados com a legislação comunitária que obriga as novas urbanizações mas não as antigas. E quando falamos disso à CMO a resposta é que façam os moradores. Raios....
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