O Blog do Movimento de Moradores do Alto do Lagoal e Vale da Terrugem

Ponto de encontro e mobilização dos habitantes do Alto do Lagoal e Vale da Terrugem dirige-se, também, a todos os interessados pelas questões da cidadania e melhor qualidade de vida.
_______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________


terça-feira, 26 de julho de 2011

FINALMENTE (?) O COMBUS

Ontem, a Assembleia Municipal de Oeiras rejeitou a proposta do executivo da CMO que previa a eliminação do Combus em freguesias de Oeiras, incluindo Caxias. Não entanto o Presidente da CMO, alegando que quem geria o Município não era a Assembleia Municipal, terá iniciado uma discussão acalorada que deixa prever que a decisão da Assembleia não vai ser acatada. Por outro lado, acabou por ser "aprovada" uma proposta de alteração do percurso em Paço de Arcos e Oeiras que implicará, julgamos nós,  deixar cair a presença do Combus em Queijas, Barcarena, Porto Salvo e Caxias. Vários intervenientes contestaram os critérios adoptados para a anulação da carreira em algumas freguesias. De facto,  os 7% de utilização para Caxias (pasageiros transportados) relativamente ao total do Concelho, não tiveram em linha de conta:  a partilha com Paço de Arcos  de um autocarro, os intervalos de passagem de 1H30 e a circunstância de Caxias ter menos de 10 000 habitantes (!). Usando este critério, é possível demonstrar que, do ponto de vista relativo, outras freguesias transportaram menos passageiros .  
Acreditamos que a CMO cometeu um erro clamoroso a pretexto de precisar de "cortar no orçamento". Não teve em atenção a quase total ausência de promoção do transporte e a escassa informação sobre horários e intervalos de passagem. Esta Associação de Moradores fez o que pode localmente para suprir a falta de informação distribuindo horários e afixando cartazes nas paragens (que desapareciam rapidamente).
Todos sabemos que a VIMECA não perfilha grande simpatia por esta modalidade de transporte (sua concorrente). Acreditamos mesmo que as as autarquias podiam ter feito mais. Também aceitamos que as populações, na medida do possível, deviam estar mais atentas e acarinhar mais todas as iniciativas que visem diminuir o isolamento. Aconteça o que acontecer os transportes colectivos, por todas as razões que conhecemos, terão que fazer parte da mobilidade necessária à "cidade" em construção.   

5 comentários:

Anónimo disse...

Particularmente eu e o meu agregado, não utilizamos, mas o pessoal que efectua trabalho domestico e jardinagem tem reclamado e solicitando apoio financeiro.

A CMO faz o que pode ou entende e como os nossos impostos para nada servem , em servir os cidadãos, ai temos mais uma decisão de OEIRAS no seu melhor.

Clotilde Moreira disse...

Isto dos transportes no Municipio de Oeiras está um caos. Estejam atentos pois qq dia nem comboios.
Clotilde

ALTO DO LAGOAL E VALE DA TERRUGEM disse...

Caro visitante. Não utiliza por enquanto...
Bom seria que podessemos dispor de uma transporte público eficaz que nos fizesse pensar duas vezes antes de utilizarmos o transporte individual.
Pena é que um dia, inevitavelmente, não teremos alternativa...
Digo nesmo que alguns, muitos se calhar, perderam um serviço que, mesmo nascido torto,era útil e podia sê-lo se houvesse vontade.

Anónimo disse...

Pois é, parece que já suprimiram 17 combóios na linha de CASCAIS. Com mais um aumento de cerca de 20% estamos no reino do "...quem quer o serviço (saúde, educação, transportes, etc. - paga-o). O problema é que passamos a pagar duas vezes...nos impostos e nos serviços. Esquecia-me que haverá sempre alguns que irão ficar isentos...Será?

Teresa Castelo-Branco disse...

Temos o presidente no seu melhor
(quero, posso e mando) como se Caxias e o Alto do Lagoal tivesssem um bom serviço de transportes publicos..