O Blog do Movimento de Moradores do Alto do Lagoal e Vale da Terrugem

Ponto de encontro e mobilização dos habitantes do Alto do Lagoal e Vale da Terrugem dirige-se, também, a todos os interessados pelas questões da cidadania e melhor qualidade de vida.
_______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________


sábado, 2 de julho de 2011

IGREJA DO MENINO DEUS


"A Igreja do Menino Deus é uma igreja localizada na freguesia de Santiago em Lisboa.
Esta classificada como Monumento Nacional desde 1918. A igreja tem estilo conventual, barroco, tendo sido construída por altura do reinado de D. João V (1711). Foi projectada pelo arquitecto João Antunes.
Foi concluída por João Frederico Ludovice. No local havia já um hospital denominado de Mantelatos da Ordem Terceira de São Francisco de Xabregas, que continha uma imagem milagrosa do Menino Jesus.
O rei D. João V, ao ouvir os relatos dos milagre, resolveu erguer um templo, alguns meses antes do nascimento do seu primeiro filho.
A igreja tem semelhanças com a Igreja de Santa Engrácia, situada no Campo de Santa Clara. Possui, no interior, uma capela-mor e oito capelas. Outros elementos incluem altares de talha dourada, pintura de tecto e duas estátuas. Possui também azulejos com temas religiosos.
O pórtico apresenta colunas corínteas."
(Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.)

Programa do início das comemorações dos 300 anos da Igreja do Menino Deus
Horário especial de abertura: 2, 3 e 4 de Julho das 10:30h às 19h (encerra 13-14h)
VISITAS GUIADAS (gratuitas):
- domingo dia 3 às 15h (Dra. Adélia Caldas)
- segunda-feira dia 4 às 18h (Dr. Ricardo Branco)

MISSA DO ANIVERSÁRIO: 2ª feira dia 4 de Julho às 11:30h
IGREJA DO MENINO DEUS
Largo do Menino de Deus, Lisboa
Telefone: 21 8885650
Monumento Nacional (Decreto n.º 5 046, DG n.º 268, de 11-12-1918)

Informação e imagem recolhidas no blogue:  http://cidadanialx.blogspot.com/2011/07/300-anos-da-igreja-do-menino-deus.html

Sem comentários: