O Blog do Movimento de Moradores do Alto do Lagoal e Vale da Terrugem

Ponto de encontro e mobilização dos habitantes do Alto do Lagoal e Vale da Terrugem dirige-se, também, a todos os interessados pelas questões da cidadania e melhor qualidade de vida.
_______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________


terça-feira, 22 de março de 2011

UM BAIRRO SOCIAL









A construção da utopia será possível?

Neste Bairro dos Navegadores, a cuja inauguração, com alguma pompa e circunstância, assistimos ontem, podemos observar espaços amplos, num sítio ainda isolado mas arejado, em que o bairro limpo com as casas pintadas, a envolvente extensa, as hortas, o equipamento desportivo - ao fundo (onde passa a Ribeira da Lage), a marca da memória local (moinhos) e um bonito parque urbano com um belíssimo parque infantil onde, ao lado, não falta um grande salão multiusos.

Do discurso sério do Autarca, anotámos: os cerca de 6.000 m2 de área, os mais de € 500000 de investimento, a correspondência positiva entre o colorido do croqui e a realidade observada, a animação proporcionada por grupo de teatro sediado no local. Também foi referido: o reconhecimento público da existência de problemas de transportes (generalizado a outras áreas do Concelho) e a falta de equipamentos (comerciais) de proximidade (apesar da grande superfície a alguma distância). Por fim, foi feito o elogio aos conceptores que não se esqueceram de deixar a memória dos moinhos (saloios) que recordam a todos como foram as terras de Oeiras há alguns anos atrás.

Sem comentários: