O Blog do Movimento de Moradores do Alto do Lagoal e Vale da Terrugem

Ponto de encontro e mobilização dos habitantes do Alto do Lagoal e Vale da Terrugem dirige-se, também, a todos os interessados pelas questões da cidadania e melhor qualidade de vida.
_______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________


quinta-feira, 24 de março de 2011

PALÁCIOS NA JUNQUEIRA

Palácio Condes da Ribeira Grande na Rua da Junqueira

Armas
"De negro, com uma torre de prata assente num monte verde, sustida por dois lobos rampantes de ouro. Timbre: um dos lobos do escudo, passante.
O ramo dos condes-marqueses da Ribeira Grande (primeiro condes de Vila Franca) usa: o escudo de verde, com uma torre de prata, rematada por uma cruzeta de ouro, sustida por dois lobos rampantes de sua cor; usam por divisa: PELA FÉ, PELO PRÍNCIPE, PELA PÁTRIA.

Com origem numas casas nobres do 2.° Marquês de Niza, ampliadas e remodeladas pelo 1.º Marquês da Ribeira Grande, no século XIX, o Palácio Condes da Ribeira Grande vale sobretudo pelo exterior oitocentista da fachada a sugerir afinidades com o Palácio de Queluz.

Apesar das modificações por que passou, são ainda muitos os elementos originais do antigo palácio, como o pórtico nobre instalado na fachada monumental de dois pisos, ordenada a partir do portão central, os jardins (parcialmente conservados) e a capela de Nossa Senhora do Carmo, com a sua fachada principal tripartida, nave praticamente quadrada e retábulo-mor da autoria de Máximo Paulino dos Reis.

Profundamente alterado no século XX, o Palácio albergou o Colégio Arriaga e o Liceu D. João de Castro e posteriormente a Escola Secundária Rainha D. Amélia."
Nota:Informação recolhida na NET

Sem comentários: