O Blog do Movimento de Moradores do Alto do Lagoal e Vale da Terrugem

Ponto de encontro e mobilização dos habitantes do Alto do Lagoal e Vale da Terrugem dirige-se, também, a todos os interessados pelas questões da cidadania e melhor qualidade de vida.
_______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________


sábado, 20 de dezembro de 2008

OUTRO TEMPO NUM TERRITÓRIO DIFERENTE

Foto da Estrada Marginal junto a curva do Mónaco em Caxias (Recebido por mail)
...
Do Relatório de última sessão participativa, no âmbito da Revisão de Oeiras XXI, promovido pela Agenda XXI Local (Oeiras) respigámos este excerto de um documento participativo:
...
"Fui testemunha da força bruta dos bois que lavravam as terras de pão e do trabalho compulsivo de homens e mulheres que o ceifavam, das traineiras carregadas de peixe que aportavam a Paço de Arcos e das varinas, descalças, que o distribuíam; acordava com os disparos das pedreiras que alimentavam Lisboa de pedra; dos golfinhos que entravam no Tejo e das rolas bravas que aos milhares enchiam os ares em época de migração. Memórias, certamente.
Respiguei da releitura dos relatórios das 5 sessões e dos 5 sistemas:

1. Ambiental – “o ambiente natural constitui um pré - requisito onde assentam os outros sistemas – social económico e governativo”…” ambiente é mais que jardins e recolha de lixo”

2. Sócio-Cultural – a referência ao programa habitar Oeiras – nas palavras do Dr. Paulo Vistas “combater a guetização”, acrescentaria “os dormitórios”

3. Económico – “equilíbrio entre a expansão urbanística e os restantes tipos de ocupação do solo”

4. Governação e Participação “maior aproveitamento das iniciativas como forma de dinamização da sociedade civil”

“maior articulação entre o GDM e a DPGU” apresentada pelas equipas de técnicos da CMO

“Pedido da criação do Provedor do Munícipe”

“Promoção do associativismo de moradores e movimentos cívicos”

“Centros de Bairro da Agenda 21 Local de Oeiras”

5. Estrutura urbana – a votação dos participantes no sentido da insatisfação relativa à evolução do ordenamento territorial e urbano do Concelho

E ressalvava, por fim, a notável política de corredores verdes plasmada no PDM, e a referência ao Vale da Terrugem, na fronteira entre Caxias e Paço de Arcos, onde ainda é possível ver nascer um projecto capaz de integrar os espaços urbano e natural, assim as vontades se encontrem, prestigiando, ainda mais, o CONCELHO DE OEIRAS."

Sem comentários: