quarta-feira, 31 de dezembro de 2008
SIM É POSSÍVEL ! BOM ANO NOVO DE 2009
domingo, 28 de dezembro de 2008
FORTALEZA DA GIRIBITA

http://www.tintazul.com.pt/castelos/lsb/oer/fort-maritimas.html
quinta-feira, 25 de dezembro de 2008
A ESTERLÍCIA DO NATAL DESABROCHOU
Nota: na foto onde se lê 26 deve ler-se 25
quarta-feira, 24 de dezembro de 2008
segunda-feira, 22 de dezembro de 2008
PARQUE URBANO DA TERRUGEM. QUE EQUIPAMENTO?

A QUINTA DA TERRUGEM (FLOR DA MURTA)

Quinta-Palácio da Terrugem ou da Flôr da Murta
Excerto de uma carta enviada por um morador, no dia 18 do corrente, ao Sr. Presidente da CMO com conhecimento ao Sr. Director da DPGU:
"Ocasionalmente, aproveitando a manhã de hoje, pelas 11 horas, passei pela Quinta da Terrugem (Flor da Murta) e procurei desfrutar dos seus jardins, fazendo justiça à informação do Sr. Presidente (...), corroborada pelo Sr. Director da DPGU, de que aquele acolhedor espaço estava à disposição da população conforme acordo com a SANEST. Infelizmente, tal não acontece.
De facto, fui esclarecido de forma educada por um segurança que aquele espaço não estava aberto ao público servindo apenas à SANEST ou a quem a procura. Mais, disse-me ainda este senhor que algumas vezes se vê obrigado a apressar a visita de jovens incautos que escolhem o sítio para passear. Disse-me o atento segurança, quando interpelado por mim, que essas eram as instruções que havia recebido.
A Quinta foi recentemente objecto de avultado investimento na construção de uma cerca que a rodeia totalmente. É certo que a parte Norte da Quinta não está ainda recuperada, o que é pena. No entanto, a zona dos lagos e um caramanchão frondoso denunciam, por si só, um espaço aprazível a visitar durante o dia. Bom seria que no futuro, salvo melhor opinião, tivesse uma abertura a Norte, estabelecendo-se assim uma continuidade com o Parque da Terrugem
Aceite Senhor Presidente esta informação como contributo informativo no sentido de fazer repor o acordo feito com a SANEST, conforme nos disse e não duvidamos, que visa colocar mais este lugar histórico do Vale da Terrugem ao dispor da população."
Em recente reunião na CMO soubemos que foi registada a informação com vista a alterações futuras.
sábado, 20 de dezembro de 2008
OUTRO TEMPO NUM TERRITÓRIO DIFERENTE
1. Ambiental – “o ambiente natural constitui um pré - requisito onde assentam os outros sistemas – social económico e governativo”…” ambiente é mais que jardins e recolha de lixo”
2. Sócio-Cultural – a referência ao programa habitar Oeiras – nas palavras do Dr. Paulo Vistas “combater a guetização”, acrescentaria “os dormitórios”
3. Económico – “equilíbrio entre a expansão urbanística e os restantes tipos de ocupação do solo”
4. Governação e Participação “maior aproveitamento das iniciativas como forma de dinamização da sociedade civil”
“maior articulação entre o GDM e a DPGU” apresentada pelas equipas de técnicos da CMO
“Pedido da criação do Provedor do Munícipe”
“Promoção do associativismo de moradores e movimentos cívicos”
“Centros de Bairro da Agenda 21 Local de Oeiras”
5. Estrutura urbana – a votação dos participantes no sentido da insatisfação relativa à evolução do ordenamento territorial e urbano do Concelho
E ressalvava, por fim, a notável política de corredores verdes plasmada no PDM, e a referência ao Vale da Terrugem, na fronteira entre Caxias e Paço de Arcos, onde ainda é possível ver nascer um projecto capaz de integrar os espaços urbano e natural, assim as vontades se encontrem, prestigiando, ainda mais, o CONCELHO DE OEIRAS."
sexta-feira, 19 de dezembro de 2008
quinta-feira, 18 de dezembro de 2008
O PDM DE OEIRAS

A verde poderemos observar o Mega-Parque Verde do Concelho de Oeiras. Ao repararmos com atenção verificamos que os Corredores Verdes da Ribeira da Lage, o Parque dos Poetas (fases I e II), da Ribeira de Porto Salvo (?), do Vale da Terrugem (ver circulo), da Ribeira de Barcarena, da Ribeira do Jamor e da Serra de Carnaxide, encontram-se em alguns pontos, permitindo assim a migração das espécies animais e vegetais que subsistem no nosso Concelho.
Com os agradecimentos a : http://www.cm-oeiras.pt/
quinta-feira, 11 de dezembro de 2008
ESCADAS DO ALTO DO LAGOAL NO SITE DA JUNTA DE FREGUESIA DE CAXIAS

UMA PEQUENA-GRANDE LUTA
A actual Junta, eleita em de 2005, honrou os compromissos anteriores e procedeu ao arranjo de mais duas escadas, também na Rua Pêro de Alenquer. Existe a informação do actual Presidente de tudo fazer para requalificar as restantes escadas do Bairro.
Mas o Grupo de Moradores nestes últimos três anos desenvolveu várias iniciativas de âmbito mais alargado, de que daremos nota oportunamente, e de âmbito mais restrito. Estas iniciativas reforçam a nossa opinião de que organizados poderemos fazer muito mais.
ARQUITECTURA VERNÁCULA DA REGIÃO SALOIA NA TERRUGEM

terça-feira, 9 de dezembro de 2008
JORNAL DA REGIÃO MOSTRA-NOS O VALE DA TERRUGEM

sábado, 29 de novembro de 2008
O VALE DA TERRUGEM

(Imagem parcial do Vale da Terrugem)
domingo, 20 de abril de 2008
PENSAMENTO DO DIA

Leonardo Da Vinci.