O Blog do Movimento de Moradores do Alto do Lagoal e Vale da Terrugem

Ponto de encontro e mobilização dos habitantes do Alto do Lagoal e Vale da Terrugem dirige-se, também, a todos os interessados pelas questões da cidadania e melhor qualidade de vida.
_______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________


sexta-feira, 17 de maio de 2013

HORTAS COMUNITÁRIAS NO CONCELHO DE OEIRAS







É já entre os dias 20 e 31 de Maio de 2013 que estarão abertas as candidaturas para as Hortas Comunitárias na Ribeira de Outurela, na Freguesia de Carnaxide.

Para se candidatar deverá consultar o regulamento em www.jf-carnaxide.pt ou em www.cm-oeiras.pt e preencher a ficha de candidatura. A ficha de candidatura, deverá ser entregue na Junta de Freguesia de Carnaxide no horário de atendimento ao público (Segunda, Quarta e Sexta-Feira, das 09H00m às 17H00m e Terça e Quinta-Feira, das 09H00m às 20H00m), acompanhada de fotocópia do BI/Cartão do Cidadão e número de eleitor.

As condições de acesso são ser residente no Concelho de Oeiras e a prioridade de seleção são:
1. Residir num raio de proximidade às hortas de 500 metros
2. Residir na Freguesia de Carnaxide
3. Ordem de Inscrição

pdfficha de Candidatura para as hortas comunitárias da Ribeira de Outurela em Carnaxide

pdfEdital n.º 13 2013 CMO Regulamento de Hortas comunitárias

jpgCartaz hortas comunitárias Outurela Freguesia de Carnaxide

A 2ª fase de requalificação e arranjo paisagístico da zona da ribeira de Outurela, permitiu a construção de 15 talhões de Hortas Comunitárias com cerca de 25 m2, que serão entregues após deliberação do Júri do Concurso de atribuição e promulgação da lista de candidatos admitidos e classificação. Após a promulgação da lista de classificação os candidatos selecionados serão contatados para assinar o acordo de utilização de parcela.
Preâmbulo
A atividade agrícola de subsistência, materializada sob a forma de hortas, é uma atividade que permite uma melhoria da qualidade ambiental. Nos municípios urbanos, a horticultura torna-se ainda mais relevante para a manutenção da qualidade do solo, da biodiversidade e, consequentemente, da estrutura ecológica.
Estes espaços de lazer têm um enorme potencial sociocultural, permitindo um incremento da qualidade de vida dos seus utilizadores. Deste modo, o Programa Hortas Comunitárias de Oeiras, visa criar um novo espaço de horticultura inserido de preferência numa área verde, parque urbano/jardim e terrenos municipais, cuja manutenção seja participada, fomentando o espírito comunitário e a apropriação qualificada do espaço público.
O presente programa visa potenciar o uso de práticas agrícolas tradicionais e o modo de produção biológico/tradicional, como forma de promover o desenvolvimento sustentável, no sentido de orientar e harmonizar as alterações resultantes dos processos sociais, económicos e ambientais e promover a produção de espécies vegetais/hortícolas mais saudáveis para os utilizadores desses espaços.
O Município de Oeiras através da criação de programas de agricultura comunitária pretende, entre outros objetivos adiante enumerados, tornar a atividade agrícola controlada e regulamentada, mais acessível, a quem não dispõe de um espaço próprio e privado, fomentando o espírito social, a prática de atividades ao ar livre e a educação ambiental. Considerando a importância da relação entre o Homem e a Terra como forma de equilíbrio, interação e integração com o meio sociocultural e ambiental.
Tendo em conta que já existe uma forte atividade hortícola no concelho de Oeiras, fará sentido a qualificação da paisagem de modo a responder às aspirações das populações relativamente às características paisagísticas do seu quadro de vida.
O Programa Hortas de Comunitárias de Oeiras contempla ainda uma componente educativa, apresentando em espaço próprio ações de formação sobre técnicas de agricultura biológica/tradicional, manutenção de espaço público, trabalho comunitário, compostagem e promoção ambiental.
Pretende-se, com esta iniciativa, estimular práticas de cultivo que aproximem o cidadão da natureza, no respeito pelos equilíbrios ambientais.

2013/05/16 JFC/CMO





http://www.jf-carnaxide.pt/Carnaxide-Apoia/hortas-comunitarias-na-ribeira-de-outurela-na-freguesia-de-carnaxide.html

Sem comentários: