O Blog do Movimento de Moradores do Alto do Lagoal e Vale da Terrugem

Ponto de encontro e mobilização dos habitantes do Alto do Lagoal e Vale da Terrugem dirige-se, também, a todos os interessados pelas questões da cidadania e melhor qualidade de vida.
_______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________


quinta-feira, 7 de fevereiro de 2013

PARQUE DOS POETAS

 
 

Câmara Municipal de Oeiras inaugura a Zona B da 2ª Fase do Parque dos Poetas no dia 16 de fevereiro, a partir das 17 horas. Trata-se de uma festa aberta a toda a população que reúne Poesia, por José Fanha acompanhado por músicos da Roda do Chorinho de Lisboa - Eduardo Miranda (bandolim) e Carlos Lopes (acordeão) - e Música, com momentos protagonizados por João Gil e Luís Represas.
A inauguração encerra com um espetáculo de Luz e Som na Fonte Cibernética (com rotação a 360º).
A partir desta data abrem-se as portas desta nova zona do Parque que presta homenagem à Poesia e aos escultores da Lusofonia. O espaço tem uma extensão de cerca de sete hectares, e situa-se na extremidade Sul do Parque (concretamente, entre a Rua Carlos Vieira Ramos e o viaduto do Espargal).
O projeto de Francisco Caldeira Cabral e Elsa Severino procurou integrar o que de melhor tem a natureza: o elemento água - que está presente em riachos e numa grande fonte (ilhas do amores) –, onde o cuidado arranjo paisagístico, integrou a gruta de Camões e as 14 ninfas que fazem recordar os países por onde andaram os portugueses.
No vasto espaço ajardinado, e em toda a extensão do Parque encontramos também mais 13 esculturas, cada uma da autoria de um escultor, desde os Trovadores à Renascença, que representam o que de melhor tem a Escultura Contemporânea Portuguesa.
Refira-se que a sustentabilidade hídrica do projeto foi tida em consideração: a rega de todo o Parque e o abastecimento da “Ilha dos Amores” far-se-á pela água captada do subsolo, utilizando-se os vastos lençóis freáticos existentes.
Esta zona inclui também um parque infantil para os mais pequenos.
O investimento Municipal ronda os 9 milhões de euros, onde se incluem os conjuntos escultóricos.
Recorda-se que esta zona é uma extensão da primeira fase do Parque, inaugurada em 2003. Aquando da inauguração da restante zona (fase A), o Parque dos Poetas ficará, na sua totalidade, com 27 hectares.

Programa da inauguração:
17H00
Concentração na Rua Carlos Vieira Ramos (entrada Parque dos Poetas)
18H00
Descerramento da placa de inauguração (junto ao Espargal)
Intervenção do Presidente da Câmara Municipal de Oeiras, Isaltino Morais
Momento de Poesia com José Fanha, acompanhado pelos músicos Eduardo Miranda (Bandolim) e Carlos Lopes (Acordeão), ambos da Roda do Chorinho de Lisboa
Momento Musical com João Gil e Luís Represas
Espetáculo de Luz e Som na Fonte Cibernética

Sem comentários: