O Blog do Movimento de Moradores do Alto do Lagoal e Vale da Terrugem

Ponto de encontro e mobilização dos habitantes do Alto do Lagoal e Vale da Terrugem dirige-se, também, a todos os interessados pelas questões da cidadania e melhor qualidade de vida.
_______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________


quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

NAU N S DOS MÁRTIRES NO PORTO DE RECREIO DE OEIRAS

 
Porto de Recreio recebe réplica da Nau Nossa Senhora dos Mártires



"O Porto de Recreio de Oeiras é o ponto de partida para a apresentação do projecto de constru...ção de uma nau portuguesa à escala Real, a Nau Nossa Senhora dos Mártires.
Nos dias 23 e 24 de Fevereiro, das 10H00 às 18H00, a Ordem da Cavalaria do Sagrado Portugal irá levar a cabo várias iniciativas no Porto de Recreio. Um grupo de recriadores irá interagir com o público guiando-o numa pequena exposição de material militar da época da expansão marítima portuguesa e com um modelo à escala 1:5, com cerca de 4m de comprimento, baseado na Nau Nossa Senhora dos Mártires, que naufragou na barra de Lisboa em Setembro de 1606.
A exposição será interactiva, em que qualquer pessoa poderá envergar equipamento ou manobrar a nau. Haverá ainda mostras de combates e exibição de réplicas de armas de fogo.
No domingo de manhã, será lançada à água uma coroa de flores em homenagem às vítimas do naufrágio da Nossa Senhora dos Mártires.
A Nau Nossa Senhora dos Mártires foi um dos Navios, inovador e único na sua época, que constituiu a base do Império Ultramarino Português e do domínio dos mares de todo o Mundo por mais de 100 anos, permitindo manter a segurança nas principais rotas comerciais e manter fortes presenças em territórios longínquos.
A organização pretende que esta embarcação percorra o planeta mostrando ao visitante um Museu Vivo, em cada porto que esteja, assim como o legado português na história mundial. Será também um veículo fulcral de investigação experimental, de sensibilização para temas como o Mar e os Oceanos, intercâmbios culturais, reactivação de indústrias tradicionais e também incentivar a prática de desportos náuticos e de recreio.
Não existe em Portugal nenhuma réplica em funcionamento de um navio destes e com uma dinâmica de movimentação e inter-acção que se pretende diferente e que também se destacará de outros navios de época que rumam os mares do nosso planeta.
Esta iniciativa conta com o apoio da Oeiras Viva EEM e da Câmara Municipal de Oeiras."*
 
* A partir do Facebook

Sem comentários: