O Blog do Movimento de Moradores do Alto do Lagoal e Vale da Terrugem

Ponto de encontro e mobilização dos habitantes do Alto do Lagoal e Vale da Terrugem dirige-se, também, a todos os interessados pelas questões da cidadania e melhor qualidade de vida.
_______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________


sábado, 23 de junho de 2012

CAXIAS JÁ É PRAIA BALNEAR

Praia do Lagoal (Caxias)*
"Anteriormente consideradas como zonas de recreio e lazer, Santo Amaro, Paço de Arcos e Caxias foram designadas em 2012 como praias e vieram assim juntar-se à Torre.
Esta designação foi finalmente alcançada devido ao histórico de boa qualidade das águas balneares destes locais, que se encontravam em estudo.

Nestas praias é efetuada vigilância dos banhistas, através dos nadadores-salvadores (à exceção da Praia de Caxias, classificada como não vigiada), é garantida a limpeza mecânica e manual diariamente, existem sanitários, chuveiros com passadiços, estruturas de deposição seletiva de resíduos e eco-cinzeiros de praia.

Consulte o perfil de cada praia, assim como os resultados das análises às águas balneares"**

* Em bom rigor, Caxias tem duas praias, de Caxias (Forte de S. Bruno) e do Lagoal (até à Fortaleza da Giribita)
**Informação recolhida no site da CMO.

Classificação Oficial:
Diário da República, 1.ª série — N.º 83 — 27 de abril de 2012
http://dre.pt/pdf1sdip/2012/04/08300/0231302320.pdf
Nota de Redacção:
É justo reconhecer, também, o contributo de forças políticas locais (relevando o papel da bancada do PS) ao proporem em Assembleia de Freguesia, no ano transacto, o reconhecimento da praia de Caxias como tal. Reparámos que a praia do Lagoal já tem um chuveiro novo (não tão moderno como os que recentemente foram instalados noutras praias do Concelho) que cumpre a função. Também temos visto equipas de jovens procederem à limpeza de detritos. Faltar-lhe-à ainda o banheiro (será a  falta de apoio de praia ou serão razões economicistas?), mais vigilância que impeça eventuais desacatos e a presença (frequente) de canídeos (apesar das placas indicadoras da proibição). Ainda antes de chegar o passeio marítimo e a ponte pedonal sobre a via férrea na Terrugem (ver postagem anterior), seria bom que os STCMO resolvessem de uma vez por todas o problema dos "esgotos" que por vezes vertem para a praia, a partir do lado norte da via férrea. Aqui deixamos o nosso reconhecimento a todos e ao executivo da Junta de Freguesia de Caxias.

Sem comentários: