O Blog do Movimento de Moradores do Alto do Lagoal e Vale da Terrugem

Ponto de encontro e mobilização dos habitantes do Alto do Lagoal e Vale da Terrugem dirige-se, também, a todos os interessados pelas questões da cidadania e melhor qualidade de vida.
_______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________


quinta-feira, 10 de novembro de 2011

EXPERIÊNCIAS NA RECOLHA DE LIXO EM QUEIJAS

SESSÃO DE ESCLARECIMENTO EM 11 DE NOVEMBRO PELAS 21h00 NO AUDITÓRIO DO CENTRO PAROQUIAL DE QUEIJAS 

Com o objectivo de melhor adaptar o serviço de recolha selectiva às necessidades dos munícipes de Queijas e garantir que o esforço desenvolvido pelos mesmos na separação dos seus resíduos é bem sucedido, a Câmara Municipal de Oeiras dá início a uma experiência naquela freguesia, para aferir a adequabilidade do sistema de recolha porta-a-porta a residentes em moradias.
De facto, tem-se verificado que o sistema actualmente utilizado nesta freguesia - em que a recolha dos resíduos indiferenciados e recicláveis é efectuada em simultâneo - tem originado situações de mistura dos resíduos depositados na via pública. Assim sendo, o município entendeu experimentar um novo sistema, que incide sobre a separação na origem de papel e embalagens em sacos diferentes (respectivamente acondicionados em sacos azuis e amarelos), os quais passam a ser recolhidos em dias distintos: às segundas-feiras os sacos amarelos e às quintas-feiras os sacos azuis. Esta experiência arranca no dia 14 de Novembro, com a duração prevista de três meses. A análise dos resultados é acompanhada pela Quercus. O projecto tem também como parceiros a Junta de Freguesia de Queijas e o agrupamento de escuteiros local.
Deste modo, os fregueses de Queijas são convidados a participar na sessão de apresentação pública da nova experiência de recolha de resíduos selectivos porta-a-porta, em moradias, que tem lugar no dia 11 de Novembro, às 21H00, no auditório do Centro Paroquial de Queijas.

Neste encontro com a população estão presentes o Vereador do Pelouro do Ambiente da Câmara Municipal de Oeiras, Ricardo Barros, bem como técnicos da autarquia e representantes da Quercus e da Junta de Freguesia de Queijas.
Recorde-se ainda que, esta nova experiência sucede um primeiro ensaio piloto implementado também em Queijas em 1994, para recolha selectiva multimaterial, com resultados bastantes satisfatórios ao nível das quantidades de materiais enviados para reciclagem, o que justificou em 1997, o alargamento do sistema de recolha selectiva porta-a-porta a todo o Concelho. Estes resultados só foram possíveis devido ao esforço e dedicação dos munícipes desta freguesia.

Sem comentários: