O Blog do Movimento de Moradores do Alto do Lagoal e Vale da Terrugem

Ponto de encontro e mobilização dos habitantes do Alto do Lagoal e Vale da Terrugem dirige-se, também, a todos os interessados pelas questões da cidadania e melhor qualidade de vida.
_______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________


sexta-feira, 22 de abril de 2011

MELROS





Numa sexta-feira chuvosa, no quintal de um vizinho, um casal de melros decidiu fazer o seu ninho no cimo de um loureiro. Atento, confiado nos humanos quanto baste, fixava o seu olhar no fotógrafo que o tentava fixar através de uma nesga da janela.


De notar que estas aves negras são os reis dos quintais e jardins do Alto do Lagoal. Ainda há uns dias os vimos, num combate aéreo, afastar dois gaios de maior envergadura. Tratar-se-ia, neste caso, de protecção territorial, defesa do ninho ou das nêsperas maduras. Certo é que esta espécie abunda por aqui, desenvolvendo um processo de aproximação ao Homem, baseado no seu próprio interesse (comida fácil), que parece corroborar as teorias que defendem terem sido os animais a iniciar o processo de domesticação, e não o contrário.

Sem comentários: