O Blog do Movimento de Moradores do Alto do Lagoal e Vale da Terrugem

Ponto de encontro e mobilização dos habitantes do Alto do Lagoal e Vale da Terrugem dirige-se, também, a todos os interessados pelas questões da cidadania e melhor qualidade de vida.
_______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________


segunda-feira, 29 de novembro de 2010

VENDA DE NATAL EM CAXIAS


SOLIDARIEDADE

Ontem verificámos o resultado da campanha do Banco Alimentar para este ano. Numa grande superficie havia filas de carros de compras cheios de diversos contributos pessoais. Reflectimos sobre esta triste realidade e como os gestos de solidariedade vêm principalmente daqueles que menos contribuiram para a crise.
...

LISBOA ANTES DO TERRAMOTO

...

sábado, 27 de novembro de 2010

CAMPANHA DE NATAL EM OEIRAS


"Câmara Municipal de Oeiras promove mais uma campanha de recolha de brinquedos, jogos e livros, para entrega a instituições e entidades do concelho com intervenção na área da infância e da juventude.

A acção decorre de 29 de Novembro a 19 de Dezembro no Centro Comercial Oeiras Parque, em colaboração com a respectiva entidade gestora, a Empresa Mundicenter.

Agradecem-se brinquedos, jogos e livros novos ou em bom estado de conservação. O objectivo é proporcionar um Natal mais feliz a muitas crianças."
Nota: Informação recolhida no Sítio da CMO

PATRIMÓNIO PORTUGUÊS CLASSIFICADO PELA UNESCO

Janela do Capítulo do Convento de Cristo em Tomar

sexta-feira, 26 de novembro de 2010

CORO GREGORIANO EM OEIRAS

SOLEMNIS EM OEIRAS
Concertos do Advento de Oeiras e São Julião da Barra
Solemnis em Oeiras
[ concerto ]
28 Novembro 2010, 16h00
Igreja de São Julião da Barra, Oeiras
Para saber mais clique em:
http://espacoememoria.blogspot.com/2010/11/solemnis-em-oeiras.html

quinta-feira, 25 de novembro de 2010

FEIRA DO LIVRO EM ALGÉS


Até dia 19 de Dezembro
Segunda a sexta, das 9h00 às 20h00
Sábados, domingos e feriados, das 10h00 às 20h00
Junto à estação da CP, em Algés
...
Uma excelente oportunidade para aceder a centenas de títulos, de diferentes temáticas e várias editoras, a preços mais económicos.
Organização da Livraria Gupi com o apoio da Câmara Municipal de Oeiras.

INFORMAÇÕES
Livraria Gupi . tel. 214 109 559
Nota: Informação obtida no site da CMO

quarta-feira, 24 de novembro de 2010

GREVE GERAL


"Os líderes das duas centrais sindicais vão estar juntos no dia da greve geral na Autoeuropa. Carvalho da Silva, da CGTP, e João Proença, da UGT, irão comparecer à entrada da fábrica de Palmela antes das 7.00h da manhã, hora de entrada do principal turno da fábrica, que integra mais de dois mil trabalhadores.
(...)
A Comissão de Trabalhadores aguarda uma adesão à greve muito expressiva. "A esmagadora maioria dos trabalhadores não vem à fábrica", disse ao Expresso o porta-voz da CT, António Chora, que deverá receber os dirigentes. Chora é militante do Bloco de Esquerda, enquanto Carvalho da Silva pertence ao PCP e Proença é dirigente do PS."
...
Para saber mais clique em:
http://aeiou.expresso.pt/lideres-sindicais-juntam-se-na-autoeuropa=f617249

segunda-feira, 22 de novembro de 2010

HISTÓRIAS ETÍOPES

"Este curso vai decorrer no MNA nos dias 26 e 27 de Novembro de 2010. O professor Manuel João Ramos (ISCTE) é responsável por este curso introdutório que aborda os contactos históricos entre Portugal e a região do Corno de África e em particular as relações políticos religiosas entre Portugal e o antigo reino cristão da Abissínia nos séculos XVI e XVII."

Para saber mais clique em: http://museunacionaldearqueologia-educativo.blogspot.com/

sexta-feira, 19 de novembro de 2010

A VELHA PONTE DE ALGÉS

Publicada no Boletim Municipal Oeiras Actual - Memória Cartográfica e Iconográfica - Artigo do Dr. Joaquim Boiça, página 43.

EXPOSIÇÃO "MEMÓRIAS DO TEATRO" EM OEIRAS


"Exposição “1910 Memórias do Teatro”, uma retrospectiva da cidade de Lisboa no ano da Implantação da República, no Auditório Municipal Eunice Muñoz, em Oeiras de 30 de Outubro a 12 de Dezembro de 2010 e de 6 de Janeiro a 27 de Março de 2011."

Para saber mais clique em CMO.

quinta-feira, 18 de novembro de 2010

CONSUMATUM EST






Em dois dias consumou-se a "poda" indicada no aviso camarário (post anterior). É possível que algumas das árvores sofressem de patologias diversas. Outras, no entanto, pareciam vigorosas (ver troncos). Pelas diferentes larguras dos tronco parece-nos que a sua plantação não foi simultânea. Provavelmente algumas já haviam sido substituídas por qualquer razão que desconhecemos. Ao que nos disseram, ali irão ser colocadas outras árvores que não as amoreiras.
Sentimos-nos tristes e impotentes para salvar seres vivos que mereciam morrer de pé. Disseram-nos que os seus ramos podiam cair em cima de carros que ali estacionam e que era um incómodo para moradores em época de frutificação (as amoras são pretas e caiem no chão). Mas também nos disseram que as crianças das escolas ainda ali iam colher folhas em época de bicho da seda. Também nos disseram que a sua copa era linda e frondosa no Verão, deixando entrar o Sol no Inverno, já sem folhagem.
Não nos disseram, mas adivinhamos, que veio mesmo a calhar - o condomínio vai erguer-se e aqueles empecilhos, ainda por cima velhos, estavam ali a estorvar.
Não obstante o argumento das "patologias" (outros com mais saber poderão pronunciar-se) não acreditamos que à Divisão de Espaços Verdes da CMO seja indiferente a situação. Temos ouvido os tècnicos da CMO, pessoalmente e em palestras, pronunciarem-se sobre o seu «métier» com enlevo. Não sabemos o que poderá significar ser a amoreira uma das árvores protegidas em Oeiras (ver edital em post anterior). Gostaríamos que as ONGs. ligadas ao ambiente (algumas foram contactadas) se interessassem por este assunto, não obstante o facto consumado.
Por fim, gostaríamos de ter a esperança de ver amoreiras plantadas em Caxias (quem sabe se na Quinta Real em processo de requalificação) visto que pensamos serem estas as últimas da nossa freguesia. Quem sabe se o "espírito" da floresta, ou os responsáveis autárquicos nos ouvem?
Nota: Simultâmente, como dissemos em post anterior, foram retiradas todos os plátanos (muitas dezenas) junto à Ribeira de Barcarena, em Caxias, porque prejudiciais à saúde de muitos moradores. De há muito sabíamos que o seu fim estava anunciado. Comprendemos até a necessidade dessa opção, ainda que não compreendamos porque foi aquela espécie ali plantada. Porém, julgámos que a sua retirada seria faseada para evitar o impacto sentido por moradores que não sofrem de alergias e gostavam de ver ali vegetação.

quarta-feira, 17 de novembro de 2010

Ainda as AMOREIRAS da Croft de Moura em Caxias

E D I T A L - Nº. 296/2002

TERESA MARIA DA SILVA PAIS ZAMBUJO, PRESIDENTE, EM EXERCÍCIO, DA CÂMARA MUNICIPAL DE OEIRAS

FAZ PÚBLICO que, a Assembleia Municipal de Oeiras, em sessão ordinária realizada em 26 de Fevereiro de 2002, aprovou, mediante proposta desta Câmara Municipal, tomada em reunião ordinária, realizada em 14 de Novembro de 2001, o Regulamento dos Espaços Verdes Municipais...

(...) ARTIGO 6º
Espécies protegidas: Além das árvoress classificadas pelo Instituto Florestal, são consideradas de interesse municipal e sujeitas a regime especial de protecção as seguintes espécies::

Palmeiras, independentemente da sua espécie;
Pinheiros mansos (Pinus pinea);
Oliveiras e Zambujeiros (Olea europaea);
Carvalhos e Sobreiros (Quercus sp.);
Amoreiras(Morus sp.);
Dragoeiros(Dracaena draco);
Azevinho(Ilex aquifolium,L. (...)

terça-feira, 16 de novembro de 2010

PRONTAS PARA ABATE



Ficámos alarmados quando vimos estas antiquíssimas e belíssimas amoreiras (qual ex- libris do Concelho) com o indicativo em cima, idêntico ao colocado em dezenas de árvores (plátanos, julgamos nós), ao longo da Ribeira de Barcarena, em Caxias, consideradas com patologias e que em época própria libertam um nuvem carregada de pólen que aflige os mais debilitados.
Falámos para a Junta de Freguesia e não ficámos esclarecidos. Ligámos para a CMO (Espaços Verdes) e lá fomos simpaticamente esclarecidos que as ditas amoreiras têm determinadas patologias (locas ou buracos) que obrigavam ao seu abate. Explicámos que aquelas árvores estavam ali há mais de meio século e que eram representativas de uma espécie tão cara aos moradores locais, se não mesmo única. Não podemos deixar de reparar que para a rua em causa (Croft de Moura) saíam e entravam camionetas que iniciavam o abate de casas para construírem um condomínio.

NOTA:A duas últimas fotografias foram recolhida em Junho deste ano e objecto de uma reportagem (ver AQUI), em plena época de frutificação. As primeiras foram tiradas, hoje ao fim da tarde.
NOTA FINAL: Esta é uma espécie protegida, conforme E D I T A L - Nº. 296/2002 da CMO

PINTURA DE NUNO DE MEMDÓÇA NO RIBAMAR

"A Galeria Municipal Palácio Ribamar, em Algés, apresenta a exposição Opus 2010 de Nuno de Mendóça, de 19 a 28 de Novembro de 2010, podendo ser visitada de terça-feira a domingo das 13H00 às 18H00.
NUNO A inauguração está marcada para o dia 18 de Novembro, às 18H00."

Para saber mais clique em CMO

segunda-feira, 15 de novembro de 2010

CALÇADA À PORTUGUESA NO BRASIL

O Rio de Janeiro, no Brasil, está a importar conhecimento de Portugal para resolver um problema antigo na cidade: a má conservação das calçadas de pedra portuguesa. O desafio é revitalizar uma profissão que está quase extinta, a de calceteiro. Os calceteiros são responsáveis pela arte de recuperar e fixar as pedras portuguesas nos passeios públicos.
Imagem e tema recolhido em: http://www.pportodosmuseus.pt/?p=17185

ARCO DA VELHA OU ARCO ÍRIS


Pelas 8H30 de hoje com uma temperatura de 12 º, quase inverno, com o Sol a raiar para Nascente e a chuva a cair de Poente, apetece-nos desejar alcançar o que seja, parte dos nossos sonhos, mesmo sabendo que as mais das vezes esse objectivo se esfumará - como a refracção da luz desdobrada em arco perfeito.

domingo, 14 de novembro de 2010

EXPOSIÇÃO "EU FUI UMA TESTEMUNHA"

"José Relvas proclama a instauração da República da varanda da Câmara Municipal de Lisboa em 5 de Outubro de 1910

Eu Fui Uma Testemunha
O 5 de Outubro em Lisboa
[ exposiçãoão ]
patente até 29 Abril 2011
Galeria de Exposições dos Paços do Concelho - Câmara Municipal de Lisboa"
...

sábado, 13 de novembro de 2010

FESTA DOS LIVROS NA GULBENKIAN


"As edições da Fundação Gulbenkian vão estar de novo em destaque na Festa dos Livros Gulbenkian, de 25 de Novembro a 23 de Dezembro, na Loja do Museu e na Livraria da Sede.

A festa estará aberta todos os dias, entre as 10h e as 20h, e contará também com a apresentação de algumas publicações produzidas este ano. Como habitualmente, além dos livros a preços reduzidos poderá encontrar outros produtos da Fundação."
Informação rercolhida no blogue: http://oeirascomhistoria.blogspot.com/

quinta-feira, 11 de novembro de 2010

SEM COMENTÁRIOS

...
«Ser apartidário não significa ser apolítico»
...

quarta-feira, 10 de novembro de 2010

ENVELHECIMENTO ACTIVO


Clicar em In Oeiras para aceder à informação

2ª FEIRA DE SABORES DE OUTONO NO JARDIM BOTÂNICO DA AJUDA

O Jardim Botânico da Ajuda promove, nos dias 3, 4 e 5 de Dezembro (das 10h00 às 20h00), a 2ª Feira dos Sabores de Outono, onde pode encontrar produtos relacionados com a época, assistir a demonstrações gastronómicas, provar e, no final, levar os presentes mais engraçados para este Natal.

Para mais informações:
T. 21 362 25 03
botanicoajuda@isa.utl.pt

DESPERDÍCIO E FOME

"Todos os dias há novos restaurantes e cafés a aderirem a este fantástico movimento de não deitarem para o lixo os "restos de comida" mas sim oferecê-los através de instituições ou directamente às famílias que já não conseguem fazer uma refeição diária, apesar de o terem de fazer secretamente pois violam claramente a lei de saúde pública que determinantemente o proíbe.
Também nas cantinas das grandes empresas díariamente sobram centenas de refeições que obrigatóriamente e por lei têm de ser deitadas no lixo.
Está a correr uma petição para que a lei seja alterada com toda a urgência pela Assembleia da República.
Assinem e convidem os vossos amigos a assinar:

http://www.peticaopublica.com/?pi=Cidadao

São já muitos os que estão a passar fome e todos sabemos que nos tempos mais próximos toda esta situação se vai agravar. Não podemos ficar de braços cruzados.
Sejamos solidários!"
NOTA: Texto obtido no Blogue Oeiras Local a quem agradecemos a gentileza da cedência.

PEDRO JÓIA - RECITAL DE GUITARRA


Informação recebida por mail

terça-feira, 9 de novembro de 2010

BICENTENÁRIO DAS INVASÕES FRANCESAS EM OEIRAS


PORTAL PORTUGAL PARTICIPATIVO

Por nos parecer de interesse geral reproduzimos, na íntegra, o post do Blogue Oeiras +
...
"Portugal Participativo é o nome de um portal lançado há dias que convida os seus utilizadores a fazerem propostas para melhorar Portugal.
O portal é apartidário e está dividido em várias áreas, entre as quais ambiente e ordenamento, administração pública, economia e finanças, saúde ou obras públicas e transportes.
Segundo a ideia dos organizadores deste projecto, qualquer pessoa pode submeter uma proposta, votar nas propostas de anónimos e debatê-las, sendo intenção levar as propostas mais votadas a serem debatidas com os partidos políticos e especialistas na matéria em causa, para que estes respondam sobre a sua exequibilidade.
Visite o Portal em http://www.portugalparticipativo.com/ *, e numa época tão cheia de problemas, contribua para fazer parte da solução! "
...
NOTA:A partir de hoje poderá aceder ao Portugal Participativo através do nosso Blogue (coluna da esquerda).

"PODA" DE ÁRVORES NA RUA PÊRO DE ALENQUER

...
Recebemos da Junta de Freguesia a resposta à nossa mensagem relativa ao assunto mencionado AQUI

"Associação de Moradores do Alto do Lagoal e Vale da Terrugem
E-mail nº: 2018/2010
(...)
Assunto: “Poda” de árvores na Rua Pêro de Alenquer

A CMO tem sido insistentemente chamada à atenção da necessidade permanente da poda de árvores em toda a Freguesia.
A comunicação de V. Exa. vai ser transmitida aos serviços competentes da CMO.
Agradece e cumprimenta,

O Presidente da Junta de Freguesia de Caxias

(...)"
...

CALÇADA DE PASSEIO DESTRUÍDO

...
Recebemos da Junta de Freguesia de Caxias a resposta à nossa mensagem relativa ao assunto mencionado AQUI
...

"Associação de Moradores do Alto do Lagoal e Vale da Terrugem
(...)
E-mail nº: 2019/2010

Assunto: Destruição de calçada.

Agradeço a boa atenção e informo que o assunto já está a ser acompanhado pela Junta e pela PSP.
Apresento melhores cumprimentos,

O Presidente da Junta de Freguesia de Caxias
(...)"
...

segunda-feira, 8 de novembro de 2010

OEIRAS "CURTA METRAGEM"

Quinta-Feira Dia -11 Novembro - 15h00

Fundação Marquês de Pombal em Linda-a-Velha

Palácio dos Aciprestes - Av. Tomás Ribeiro, n.º 18
2795-183 Linda-a-Velha

Uma sessão com cinco curtas-metragens sob o tema “O concelho de Oeiras em retrospectiva”
Duração 45 minutos

• Porto de Lisboa, entre 1923 e 1928
• 2º Centenário da vila de Oeiras, 1959
• Novo Bairro de casas económicas em Oeiras, 1961
• Concelho de Oeiras, 1973
• Vinho de Carcavelos, 2009

...

Mais informações: 21 440 48 91 ou paula.moura@cm-oeiras.pt

domingo, 7 de novembro de 2010

PASSEIO DESTRUIDO



Alertados por um morador, nosso associado, divulgamos (e denunciamos) a destruição da calçada à portuguesa, no passeio da Rua Pêro de Alenquer. Trata-se de um acto que merece o nosso repúdio. Veremos se existem condições para identificar o prevaricador e exigir a reposição da calçada

GAIVOTAS



Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Aves
Ordem: Ciconiiformes
Charadriiformes
Subordem: Lari
Família: Laridae
Género: Larus*

Aproveitando o Verão de S. Martinho, as gaivotas descansam e pescam na praia do Lagoal em Caxias.

Nota: Informação Wikipédia

sábado, 6 de novembro de 2010

"PODA" DE ÁRVORES NA RUA PÊRO DE ALENQUER



Segundo nos informaram moradores do bairro, os bombeiro (Paço de Arcos) procederam ontem ao corte de pernadas de árvores que podiam pôr em causa a segurança de pessoas e bens. Lamentamos que, não obstante os alertas e chamadas de atenção da nossa Associação de Moradores, os STCMO não tenham procedido à poda necessária das árvores, neste e noutros locais do bairro da Cooperativa CHELAG. Admitimos, no entanto, que o argumento que nos tem sido apresentado ultimamente, suspensão temporária de contratos de adjudicação de trabalhos de jardinagem, possa explicar o atraso da CMO na tomada de medidas preventivas.

sexta-feira, 5 de novembro de 2010

FESTA DAS CASTANHAS


"Oeiras volta a celebrar o São Martinho com a já tradicional Festa da Castanha, que tem lugar no dia 11 de Novembro, das 11H00 às 22H00, no Largo 5 de Outubro, no Centro Histórico de Oeiras." Para saber mais clique em CMO.

quinta-feira, 4 de novembro de 2010

EXPOSIÇÃO "PRIMITIVOS PORTUGUESES"

Museu Nacional de Arte Antiga
11 de Novembro 2010 a 27 de Fevereiro 2011
Comissário: José Alberto Seabra Carvalho
Exposição
Primitivos Portugueses (1450-1550)
O século de Nuno Gonçalves
...
Informação recolhida em: http://www.pportodosmuseus.pt/?p=16724

CONVERSAS SOBRE HISTÓRIA


OEIRAS INTERNET CHALLENGE 10


Para saber mais clique em Oeiras a Ler

quarta-feira, 3 de novembro de 2010

CANIL EM VILA FRIA



Recebemos de uma nossa vizinha (activista das causas dos animais) o mail em baixo que reproduzimos por nos parecer de interesse geral.
"From: Ricardo Costa Barros [mailto:Ricardo.Barros@cm-oeiras.pt]
Sent: quarta-feira, 3 de Novembro de 2010 16:35
To: Teresa Castelo Branco
Subject: Canil de Oeiras - Programa RED

Boa tarde Dra. Teresa Castelo Branco,
Agradeço-lhe sempre as suas amáveis palavras, bem como toda a colaboração que o Grupo de Munícipes de Oeiras tem prestado na colaboração com a Câmara Municipal.
Serve o presente para lhe dar conta do ponto de situação neste momento.
...
Foi aprovada na última reunião de câmara a adjudicação de o novo canil de Vila Fria.
Significa isto que deverá entrar já em obra em Janeiro de 2011, e tem um prazo de execução previsto de 6 meses.
Portanto no próximo verão deveremos ter já um novo canil.
...
O Regulamento Animal de Oeiras, está em fase de apreciação preliminar antes de ser levado à consideração do Sr. Presidente, pelo que certamente que ainda este ano o levarei a despacho com o Sr. Presidente.
Após esta situação, deverá ser pedido um parecer ao Gabinete Jurídico da câmara com vista a levar o regulamento à aprovação da Assembleia Municipal. (É obrigatório)
Existem um conjunto de burocracias, que não podemos ultrapassar, e que não nos permitem tomar acções tão céleres quando todos pretendíamos.
De qualquer forma queria dar-lhe conhecimento do ponto de situação actual, e dizer-lhe que não tenho perdido de vista este assunto.
Se pretender enviar este email ao Grupo de Munícipes que nos têm acompanhado nesta causa, esteja á vontade, pois entendo que também merecem ter o conhecimento pleno do ponto de situação.
Atentamente

Ricardo Costa Barros
Vereador
Municipio de Oeiras
Largo Marquês de Pombal
2784-501 OEIRAS
 210 976 526 - (Ext_Int: 52951)
91 618 54 55
@ ricardo.barros@cm-oeiras.pt
 www.cm-oeiras.pt"