O Blog do Movimento de Moradores do Alto do Lagoal e Vale da Terrugem

Ponto de encontro e mobilização dos habitantes do Alto do Lagoal e Vale da Terrugem dirige-se, também, a todos os interessados pelas questões da cidadania e melhor qualidade de vida.
_______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________


terça-feira, 16 de novembro de 2010

PRONTAS PARA ABATE



Ficámos alarmados quando vimos estas antiquíssimas e belíssimas amoreiras (qual ex- libris do Concelho) com o indicativo em cima, idêntico ao colocado em dezenas de árvores (plátanos, julgamos nós), ao longo da Ribeira de Barcarena, em Caxias, consideradas com patologias e que em época própria libertam um nuvem carregada de pólen que aflige os mais debilitados.
Falámos para a Junta de Freguesia e não ficámos esclarecidos. Ligámos para a CMO (Espaços Verdes) e lá fomos simpaticamente esclarecidos que as ditas amoreiras têm determinadas patologias (locas ou buracos) que obrigavam ao seu abate. Explicámos que aquelas árvores estavam ali há mais de meio século e que eram representativas de uma espécie tão cara aos moradores locais, se não mesmo única. Não podemos deixar de reparar que para a rua em causa (Croft de Moura) saíam e entravam camionetas que iniciavam o abate de casas para construírem um condomínio.

NOTA:A duas últimas fotografias foram recolhida em Junho deste ano e objecto de uma reportagem (ver AQUI), em plena época de frutificação. As primeiras foram tiradas, hoje ao fim da tarde.
NOTA FINAL: Esta é uma espécie protegida, conforme E D I T A L - Nº. 296/2002 da CMO

Sem comentários: