Há alguns dias que a TV passou uma notícia sobre a eminente derrocada de uma muralha em Elvas. Para evitar acidentes as autoridades militares e civis decidiram pelo mais fácil - bota abaixo. Mas há dois senão: ali nidificam centenas de andorinhas e trata-se de um edifício histórico, integrado no núcleo de Elvas e, certamente, de importância patrimonial, mesmo que em ruínas. O Museu do Carmo está em ruínas e não pensamos em deitá-lo a baixo. Para os interessados e empenhados "na coisa pública" deixamos uma nota do blogue referenciado em baixo, onde poderão assinar a petição.
"A igreja de S. Paulo em Elvas, edificada no séc. XVIII, localizada em frente à Escola Superior Agrária, propriedade do Ministério da Defesa, dentro de poucos dias será demolida.
Esta é a maior igreja da Congregação dos Monges de Jesus da Pobre Vida, também conhecidos como Paulistas da Serra de Ossa, única ordem masculina com origem e casa mãe em Portugal.
Não faz sentido a zona alta da cidade ter sido recuperada e reabilitada nestes últimos anos; castelo, antigos quartéis (oficinas de artesanato), Casa das Barcas (mercado municipal), Quartel do Trem (Escola Superior Agrária), e Nossa Senhora da Conceição; e agora poder ocorrer um acto de inqualificável desprezo pelo património edificado.
De acordo com o Plano Director Municipal a Igreja de S. Paulo é um imóvel em vias de classificação.
Se nada for feito para sensibilizar os organismos competentes, Ministério da Defesa, dono da obra e do edifício, Ministério da Cultura e Câmara Municipal de Elvas, a imagem que vemos será o ultimo registo desta imponente igreja, de valor incontestável numa cidade monumental candidata a Património Mundial.
Vamos salvar a Igreja de S. Paulo "
ASSINA A PETIÇÃO ONLINE: AntesQueTeDeitemAbaixo
Sem comentários:
Enviar um comentário