O Blog do Movimento de Moradores do Alto do Lagoal e Vale da Terrugem

Ponto de encontro e mobilização dos habitantes do Alto do Lagoal e Vale da Terrugem dirige-se, também, a todos os interessados pelas questões da cidadania e melhor qualidade de vida.
_______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________


sexta-feira, 2 de abril de 2010

SEXTA-FEIRA SANTA

Deposição de Cristo no Túmulo
Giambattista Tiepolo (Veneza, 1696-Madrid, 1770)
1767-1770
Óleo sobre tela
57 x 43,7 cm
Compra, 2008
Inv. 2185 Pint
Piso 1, sala 52
_____
A Deposição de Cristo no Túmulo é um magnífico estudo executado nos últimos anos de vida de Giambattista Tiepolo (Veneza, 1696 - Madrid, 1770), figura central da pintura veneziana do século XVIII. Tiepolo terminou a sua carreira ao serviço de Carlos III de Espanha, ocupando-se, desde 1762, de vastas decorações a fresco no Palácio Real de Madrid e de uma série de quadros de altar para o Convento de Aranjuez. A cronologia da Deposição situa-se certamente entre 1767 e 1770. A obra associa um vibrante tratamento pictórico a um sentido monumental do espaço, apesar do pequeno formato, e incorpora uma carga dramática do tema que reflecte bem a mestria de Tiepolo como genial protagonista do Barroco.

Sendo uma importantíssima e recente aquisição para o acervo do Museu Nacional de Arte Antiga, a Deposição de Cristo no Túmulo junta-se agora a outras duas peças de Giambattista Tiepolo na colecção de Pintura: O Triunfo das Artes, estudo para o tecto executado em 1731 a fresco para o desaparecido palácio Archinto em Milão, e Fuga para o Egipto, obra do mesmo período da Deposição.
Para saber mais clique em MNAA

Sem comentários: