O Blog do Movimento de Moradores do Alto do Lagoal e Vale da Terrugem

Ponto de encontro e mobilização dos habitantes do Alto do Lagoal e Vale da Terrugem dirige-se, também, a todos os interessados pelas questões da cidadania e melhor qualidade de vida.
_______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________


quinta-feira, 2 de agosto de 2012

Serra da Neve ou Montejunto

...
Ruínas do Convento da Reforma de Montejunto (dominicano), do séc. XVIII, nunca concluído.
...
...
Capela de S. João Baptista (séc. XIII).
...
...
Ermida de Nª. Senhora das Neves (alusão à Serra de Montejunto também designada de Serra das Neves), séc. XIII (?).
...
...
Convento dominicano do século XII.
...
...
Ermida de N.S. das Neves e Convento dominicano do séc. XII.
...
...
Saramago, a Passarola e o Memorial do Convento na Serra de Montejunto
"Em Memorial do Convento, José Saramago refere diversas vezes o Montejunto, pois foi na serra do Barregudo, perto do Monte Junto, que a passarola de Bartolomeu de Gusmão teve de aterrar, depois de sobrevoar a vila de Mafra ("Isto aqui é a serra do Barregudo, lhes disse um pastor, e aquele monte além... é Monte Junto."). É daí que o padre Bartolomeu desaparece e é que vão Baltasar e Blimunda tratar da conservação da máquina: "Vai Blimunda tomando nota do caminho na sua memória, aquele monte, aquela mata, quatro pedras alinhadas, seis colinas em redondo, as vilas como se chamam, foi Codeçal e Gradil, Cadriceira e Furadouro, Merceana e Pena Firme, tanto andámos que chegámos, Monte Junto, passarola." (p. 268)."

Sem comentários: