O Blog do Movimento de Moradores do Alto do Lagoal e Vale da Terrugem

Ponto de encontro e mobilização dos habitantes do Alto do Lagoal e Vale da Terrugem dirige-se, também, a todos os interessados pelas questões da cidadania e melhor qualidade de vida.
_______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________


terça-feira, 31 de julho de 2012

FÁBRICA DE NEVE DA SERRA DE MONTEJUNTO

 
Portal de entrada na Fábrica de Gelo, com inscricão datada de 1782 (clique em cima para ampliar) 

Poço de armanezamento no interior da fábrica



Poços de água adjacentes à casa da nora (sistema elevatório)
(clique na imagem para ampliar) 


Tanques de congelação ou geleiras


Simulação das embalagens de gelo prontas a serem expedidas
A Real Fábrica do Gelo fica localizada na Serra de Montejunto. Classificada como monumento nacional em 1997, é a única fábrica em Portugal que fabricou gelo natural (e não a partir da neve, como na Lousã).

Se bem que o fabrico de gelo remonte ao século XVI, para esta fábrica existe informação da sua construção em1741. Em 1782 rcebeu uma ampliação feita pelo neveiro Julião Pereira de Castro. A sua laboração decorreria até 1885.

A água era elevada por uma nora a partir de dois poços cobertos( 3ª. imagem).Quando necessário seguia para um grande reservatório e depois era distribuída por tanques (4ª. imagem) que comunicavam entre si. A água colocada nas geleiras (tanques) podia atingir 15 cm e acabava por gelar. Antes do nascer do Sol o gelo era recolhido e armazenado em dois poços (2º. imagem).
Após ter sido compactado . nos poços, o gelo era cortado e embalado em palha e serapilheira (5ª. imagem). Depois seguia no dorso de burros até ao sopé da Serra, passado para carros de bois que o levavam até ao Tejo onde era embarcado para Lisboa onde chegaria 12 horas depois de expedido. Era consumido na corte e usado para tratamentos nos hospitais..

Imagens recolhidas no local em em 29.07.2012 e informação recolhida em folheto informativo da Câmara do Cadaval.

Apraz-nos registar aqui o excelente trabalho de requalificação do espaço, da sua musealização e preservação dos ataques de vandalismo infelizmente tão frequentes no nosso país.

Sem comentários: