O Blog do Movimento de Moradores do Alto do Lagoal e Vale da Terrugem

Ponto de encontro e mobilização dos habitantes do Alto do Lagoal e Vale da Terrugem dirige-se, também, a todos os interessados pelas questões da cidadania e melhor qualidade de vida.
_______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________


segunda-feira, 2 de agosto de 2010

IMAGINAÇÃO OU REALIDADE




Desde o neolítico final (cerca de 5.000 anos passados) que as populações agro-pastoris do vale da ribeira de Barcarena por aqui andavam. Não é pois difícil olhar para as elevações que contornam o Castro de Leceia sem deixar de puxar pela imaginação. Aquilo que observamos na imagem poderia ser parte de uma anta (se elas por aqui existissem). O mais provável é que se trate de um mero afloramento rochoso. Certo é que nas imediações vimos proceder, há alguns anos, a trabalhos de prospecção arqueológica. Sabemos também de vestígios petrificados de animais marinhos e de conchas (ostras) amontoadas em sítio que podemos pensar (ou imaginar) terem sido concheiros (aglomerado de cascas de crustácios). Tal poderá confirmar a presença humana. Enfim, diríamos que só nos falta aliar à intuicão o conhecimento científico. Quem sabe?

1 comentário:

Anónimo disse...

Parc du Chemin de l´ile Nanterre