O Blog do Movimento de Moradores do Alto do Lagoal e Vale da Terrugem

Ponto de encontro e mobilização dos habitantes do Alto do Lagoal e Vale da Terrugem dirige-se, também, a todos os interessados pelas questões da cidadania e melhor qualidade de vida.
_______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________


terça-feira, 16 de março de 2010

ALGARVE PROFUNDO

Ponte "medieval" vista do Castelo de Paderne
(Clique em cima da imagem para ampliar)

Torre albarrã e parte da muralha do Castelo de Paderne

Edificado em taipa durante o período Almóada para defesa do «Garb al-Andaluz» na fase última da resistência islâmica ao avanço de portugueses e cruzados. Conquistado em 1248 por D. Paio Peres Correia mantém-se como alcaidaria até ao séc XVI. Atingido pelo terremoto de 1755 persiste altaneiro em parte do seu corpo como que a afirmar a solidez de um método construtivo tão caro ao Sul de Portugal.

Pastores com cães de guarda apascentam um rebanho de ovinos e caprinos nas imediações de Paderne

Nota: Recolha de imagens durante uma visita de estudo (12,13 e 14 de Março), no âmbito do curso "Identidade Islâmica de Portugal", promovido pela Associação Cultural de Oeiras - Espaço e Memória.

3 comentários:

Anónimo disse...

experiencia

fl disse...

experiencia

Anónimo disse...

Este é o Algarve que eu amo. Este é o Algarve saboroso, perfumado. Sim porque o Algarve tem sabor e os perfumes no ar distinguem e identificam as estações do ano. Primeiro as amendoeiras, depois os larajais e, mais tarde, as alfarrobeiras. No verão o cheiro do capim seco de perfume doce e cor doirada.E os figos?
Algarve de gente simples mas onde a realeza se impõe pelos seus lindos castelos vigiando o território.
Faixa de terreno tão pequena mas com tão grande diversidade.
Este é o Algarve que me elegeu como sua filha.