O Blog do Movimento de Moradores do Alto do Lagoal e Vale da Terrugem

Ponto de encontro e mobilização dos habitantes do Alto do Lagoal e Vale da Terrugem dirige-se, também, a todos os interessados pelas questões da cidadania e melhor qualidade de vida.
_______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________


quarta-feira, 14 de outubro de 2009

EXPOSIÇÃO SOBRE O ESTILO BIZANTINO


Almae Luces O ÍCONE, «Uma Janela para a Eternidade»


Exposição temporária a inaugurar no Museu Nacional de Arqueologia (Mosteiro dos Jerónimos), em 20 de Outubro de 2009, às 18 horas (patente ao público até 22 de Novembro de 2009)


Iniciativa conjunta do Instituto Cultural Romeno em Lisboa, Museu Nacional de Arqueologia e Igreja Ortodoxa Romena em Portugal. A exposição contará com a presença do artísta plástico Rázvan Prunean, que irá promover ateliers de criação diária, de Terça-feira a Domingo, das 14h30 às 17h30.


"O estilo bizantino de pintura é representativo para a fé ortodoxa e destaca-se pela simplicidade e pela fuidez das linhas, pela diversidade cromática, pela representação estilizada das formas, no sentido de uma expressividade universal. Na Roménia, a fé e a força criadora apoiaram a iconografia e foi por isso que a pintura de ícones se tornou tradição. Graças à complexidade e à profundidade da simbologia, a luz dos ícones envolve a alma, aproximando-a da divindade."

Razvan

Sem comentários: