O Blog do Movimento de Moradores do Alto do Lagoal e Vale da Terrugem

Ponto de encontro e mobilização dos habitantes do Alto do Lagoal e Vale da Terrugem dirige-se, também, a todos os interessados pelas questões da cidadania e melhor qualidade de vida.
_______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________


quinta-feira, 16 de julho de 2015

CONTRIBUTO PARA UMA REFLEXÃO/ACÇÃO SOBRE CAXIAS

PROPOSTA DE RECOMENDAÇÃO *

INVESTIR EM CAXIAS
Defender o património cultural e histórico, valorizar o território, dinamizar a economia

Apesar de agregada no âmbito de uma nova união de freguesias, por força da reorganização administrativa, a freguesia de Caxias mantém importantes marcas distintivas que não podem ser apagadas pela sua dimensão ou peso populacional relativo, características diferenciadoras às quais uma visão progressista do município não pode ser indiferente.
Em Caxias encontramos das peças mais valiosas da riqueza patrimonial do concelho Oeiras: os majestáticos Jardins da Quinta Real de Caxias onde pontificam importantes obras de Machado de Castro, o carisma da Igreja e Convento da Cartuxa, os emblemáticos Forte de São Bruno e o Farol da Gibalta, ou o testemunho de vida e ligação à cultura patente na Casa de Francisco Igrejas Caeiro. Acresce ainda a experiência e peso histórico para a conquista da liberdade e da democracia associado à prisão de Caxias.
Por outro lado, a sua posição geográfica e territorial única, de frente para o encontro do Tejo com o mar, a proximidade a eixos rodoviários fundamentais e ao mais importante complexo desportivo do país, a disponibilidade de acesso à ligação ferroviária através de uma Estação e, por essa via, ao centro da Capital e aos mais importantes pontos de encontro da frente ribeirinha de Lisboa a Cascais, conferem a Caxias um extraordinário potencial que importa considerar na estratégia global de desenvolvimento municipal.
Neste sentido, nos termos regimentais aplicáveis, valorizando a oportunidade de realização de reunião descentralizada em Caxias, os membros do Partido Socialista propõem que a Assembleia Municipal de Oeiras delibere recomendar as seguintes iniciativas à Câmara Municipal de Oeiras:
1.     Diligenciar, com urgência, mediante articulação com as entidades governamentais competentes, pela tomada de medidas de reabilitação e valorização do Convento da Cartuxa e das instalações inutilizadas, adjacentes a esse espaço, do antigo instituto de reinserção social, equacionando a dinamização e promoção da instalação de indústrias criativas e de novos empreendedores especialmente nas áreas da exploração dos recursos marítimos, da náutica desportiva e de recreio, dos desportos de recreio e de competição, das novas tecnologias, do ambiente e eficiência energética ou da intervenção e apoio social.
2.     Planear e executar programas e iniciativas culturais e desportivas, articulados com a agenda municipal, durante todo o ano, em Caxias.
3.     Em articulação com a Fundação Marquês de Pombal, assumir a Casa de Igrejas Caeiro como um novo polo cultural de referência do concelho de Oeiras para o País, de usufruto de todos, aberto aos artistas e à população.
4.     Investir em novas soluções de mobilidade e acessibilidades, incluindo novos meios de ligação pedonal seguros da população de Caxias à sua frente ribeirinha, ao Complexo Desportivo do Jamor e à Cidade do Futebol, atendendo especialmente dos cidadãos com mobilidade reduzida.
5.     Promover o investimento urgente na requalificação da Estação de Comboios de Caxias, melhorando acessos e ampliando o espaço de estacionamento para automóveis, motociclos e bicicletas.

Oeiras, 13 de julho de 2015


Os deputados municipais,

* Proposta apresentada pela Bancada do Partido Socialista  em Assembleia Municipal (descentralizada), em Caxias, em 13 de Julho de 2015,  e aprovada por unanimidade.

Sem comentários: