O Blog do Movimento de Moradores do Alto do Lagoal e Vale da Terrugem

Ponto de encontro e mobilização dos habitantes do Alto do Lagoal e Vale da Terrugem dirige-se, também, a todos os interessados pelas questões da cidadania e melhor qualidade de vida.
_______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________


terça-feira, 29 de abril de 2014

HORTA(S) COMUNITARIA(S) NO VALE DA TERRUGEM


Vote na Proposta em baixo acedendo ao sítio da Câmara Municipal de Oeiras - Orçamento Participativo   

Para votar, terá que fazer o seu registo, e após a validação desse registo, conforme as instruções que irá receber por e-mail, terá oportunidade de votar, de 5 a 25 de Maio.


(Imagem de hortas no Concelho de Cascais)

HORTA(S) COMUNITÁRIA(S) VALE DA TERRUGEM
 41 Internet
Fernando Jorge de Carvalho Lopes

Proposta
Cada vez mais os municípios são confrontados com uma realidade nova que está, de certo modo, associada a um tempo de crise social e económica – a “fome” de terra. Já não se trata, julgamos nós, de sobrevivência pura e dura, mas antes de razões de ordem lúdica, social e económica. À procura de hortas comunitárias, ao desejo de ter um talhão onde avós, activos e crianças possam retomar alguns ritmos ancestrais, respondem os responsáveis autárquicos da melhor forma - disponibilizando terrenos camarários (quando os têm) ou dialogando com proprietários (absentistas ou expectantes) que aceitam disponibilizar espaços.
Assim, propomos, que à dinâmica das hortas comunitárias estendida a todo o Concelho se associe um caso prático em área(s) contigua(s) aos bairros do Alto do Lagoal (CHELAG e CHEPA) e da Terrugem de Baixo e de Cima onde subsistem espaços abertos.
Objectivos
Responder a solicitações de moradores expressas de modo vário. Promover a frequência destes espaços (talhões) por pessoas de vários grupos etários. Promover hábitos saudáveis de alimentação associados a uma auto-produção. Incrementar a partilha de saberes ancestrais e novos saberes ecológicos e ambientais.
Investimento Estimado 20 000 
Votos (Primeira Fase) 0
Votos (Segunda Fase) 0
Situação Primeira fase
Razão de Exclusão Proposta não excluída

1 comentário:

TOBECA disse...

Adorava ter uma horta, por isso já me registei para voar