O Blog do Movimento de Moradores do Alto do Lagoal e Vale da Terrugem

Ponto de encontro e mobilização dos habitantes do Alto do Lagoal e Vale da Terrugem dirige-se, também, a todos os interessados pelas questões da cidadania e melhor qualidade de vida.
_______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________


quarta-feira, 6 de março de 2013

A PONTE DA TERRUGEM E O ORÇAMENTO PARTICIPATIVO DE OEIRAS

"Oeiras apresenta propostas mais votadas do Orçamento Participativo 2012/2013


Data Início:
07-03-2013
Data Fim:
07-03-2013

Local:
Salão Nobre, nos Paços do Concelho, em Oeiras


Outras
Informações:
Pelas 16H
As três propostas de munícipes que, no âmbito do processo de Orçamento Participativo 2012/2013, obtiveram o maior número de votos pelo público vão ser apresentadas pela Câmara Municipal de Oeiras no dia 7 de Março, às 16H00, no Salão Nobre, nos Paços do Concelho, em Oeiras.
O transporte de doentes não urgentes, uma ponte pedonal e uma quinta urbana/pedagógica foram as propostas eleitas, de entre um total de 23 que estiveram em votação na página da internet do Orçamento Participativo de Oeiras (http://op2012.cm-oeiras.pt/) e que abrangiam áreas tão diversas como o desporto e atividade física, saúde, mobilidade ciclável e pedonal, apoio às famílias, cultura e património local, entre outras. No período de votação, atingiu-se um total de 4.208 votos.
Recorde-se que o Município de Oeiras lançou, em Maio de 2012, o primeiro processo de Orçamento Participativo, um mecanismo de democracia participativa e voluntária que reforça os princípios e compromissos da autarquia com a aproximação da administração ao cidadão, convidando-os a participar diretamente na definição de prioridades de investimento municipal para o orçamento de 2013.
Todos os cidadãos com mais de 18 anos puderam apresentar as suas propostas a título individual, que contribuíssem para um desenvolvimento mais sustentável do Concelho, através da internet ou presencialmente nas cinco Assembleias Participativas que se realizaram durante o mês de Junho em várias freguesias do Concelho.
Após uma avaliação da viabilidade técnica das propostas apresentadas mais consensuais, realizou-se, em Outubro, uma votação online para atribuir uma prioridade de implementação a cada uma das propostas, que foram posteriormente consideradas pelo Executivo Municipal, aquando da elaboração das Grandes Opções do Plano e Orçamento para o ano de 2013.
Todo o processo está consagrado na Carta de Princípios aprovada em reunião de Câmara de 9 de Maio, disponível no site do Orçamento Participativo em http://op2012.cm-oeiras.pt.
00


1 comentário:

Anónimo disse...

Da ponte comtemplem os peneireiros.
Votem www.lpn.pt
Delesser Kestrel uma nova casa, Portugal.