O Blog do Movimento de Moradores do Alto do Lagoal e Vale da Terrugem

Ponto de encontro e mobilização dos habitantes do Alto do Lagoal e Vale da Terrugem dirige-se, também, a todos os interessados pelas questões da cidadania e melhor qualidade de vida.
_______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________


sexta-feira, 2 de março de 2012

MIGUEL REAL


28.Março - 21h30
Biblioteca Municipal de Carnaxide
Miguel Real é o pseudónimo literário de Luís Martins. Nascido em 1953 em Lisboa, licenciou-se em Filosofia pela Universidade de Lisboa e Mestre em Estudos Portugueses pela Universidade Aberta tendo apresentado tese sobre Eduardo Lourenço. Professor de Filosofia no ensino secundário, colaborador permanente do Jornal de Letras, Artes e Ideias, é também radialista na Antena 2 no programa Um Certo Olhar juntamente com Maria João Seixas, Luísa Schmidt.
Nas letras divide-se entre o ensaio, a ficção e o teatro. A qualidade da sua escrita tem sido reconhecida quer através da crítica como também da atribuição de diversos prémios às suas obras como o Prémio Revelação de Ficção da APE/IPLB em 1979 com “O Outro e o Mesmo”; o Prémio Revelação de Ensaio Literário da APE/IPLB em 1995 com “Portugal – Ser e Representação”; o Prémio LER/Círculo de Leitores 2000 com “A Visão de Túndalo por Eça de Queirós” e o Prémio Fernando Namora da Sociedade Estoril Sol em 2006 com ”A Voz da Terra”.
O seu mais recente livro, Nova Teoria do Mal, fala sobre a origem e consequências do mal, do prazer interior que confere a um homem de poder humilhar outro, retirando-lhe direitos, tentando explicar as razões das duas ações. «Hoje, sempre que vos apareça no ecrã da televisão um economista com funções governamentais - não duvideis: eis a face explícita do mal, aquele que levou a Europa à decadência e se prepara para, alegremente, destruir o planeta.», assim escreve Miguel Real neste polémico livro que nos ajuda a reformular a noção do mal.
Dia 28 de Março, às 21h30, vai estar à conversa, na Biblioteca Municipal de Carnaxide, com Carlos Vaz Marques e com todos aqueles que com eles quiserem partilhar um serão à volta dos livros. *
* Informação recebida
Newsletter 73 - Março 2012
de Oeiras a Ler

Sem comentários: