O Blog do Movimento de Moradores do Alto do Lagoal e Vale da Terrugem

Ponto de encontro e mobilização dos habitantes do Alto do Lagoal e Vale da Terrugem dirige-se, também, a todos os interessados pelas questões da cidadania e melhor qualidade de vida.
_______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________


quinta-feira, 27 de maio de 2010

O VINHO DE CARCAVELOS


Mais de duas centenas de confrades e de confreiras, trajados a rigor, desfilam pelas ruas de Algés no próximo sábado, às 12H30, ao som da fanfarra e com muita animação. Poderá ver em CMO informação sobre este assunto

quarta-feira, 26 de maio de 2010

FESTA DO CAVALO EM PORTO SALVO



A Festa do Cavalo de Porto Salvo já vai na sua 11ª Edição e este ano decorrerá entre 28 e 30 de Maio, ver o programa em: http://festadocavalo.blogspot.com/

GRAÇA MORAIS NO CAMB EM ALGÉS


O Centro de Arte Manuel de Brito inaugura, a 28 de Maio, às 18H30, duas novas exposições, uma individual da artista Graça Morais e uma colectiva intitulada Por Paris. Para saber mais clique em CMO.

domingo, 23 de maio de 2010

quinta-feira, 20 de maio de 2010

FESTAS DE OEIRAS

Conferência de imprensa de apresentação do programa das Festas do Concelho de Oeiras 2010
Para conhecer o programa das festas clique em CMO

segunda-feira, 17 de maio de 2010

GINÁSTICA PARA TODOS


"A Junta de Freguesia convida à participação na actividade “Ginástica para Todos”, mais uma iniciativa desta Autarquia para contribuir para o bem-estar da população. Destina-se a pessoas de todas as idades residentes na freguesia que não tenham qualquer contra-indicação médica para a prática de actividade física. Esta Junta quer motivar a prática de exercício físico, o que se reflecte na qualidade do seu estado de saúde e no seu bem-estar. O exercício físico melhora a capacidade de realizar as actividades do dia-a-dia. Em Queijas, a "GinástiQueijas" irá realizar-se no Jardim do Mercado de Queijas que decorrerá nos próximos meses de Maio a Julho pelas 10:30h."
Os nossos parabéns à Junta de Freguesia de Queijas pela iniciativa. Também nós aqui no Vale da Terrugem pugnamos por espaços qualificados ao ar livre que permitam a todas a prática de actividades de lazer, incluindo o desportivo, para todas as idades. Esperamos que a requalificação do Parque Urbano da Terrugem contemple estas vertentes. Estejamos atentos.

domingo, 16 de maio de 2010

GRAÇA MORAIS

Clique em cima para ampliar

Inaugura 28 de Maio
De 29 de Maio a 19 de Setembro de 2010
Palácio Anjos Algés - Alameda Hermano Patrone, 1495-064 Algés*


*Com os agradecimentos ao blogue Oeiras Local

PRAIA DA URSA

De um nosso vizinho e associado recebemos estas imagens recolhidas durante um passeio à praia mais ocidental da Europa. Com os nossos agradecimentos antecipados, aqui deixamos estas belíssimas imagens para deleite dos nossos visitantes e, quem sabe, aguçar o apetite para um próximo passeio a organizar pela Associaçao de Moradores.

sábado, 15 de maio de 2010

sexta-feira, 14 de maio de 2010

JULIO POMAR NO CAFÉ COM LETRAS

*
O “Café com Letras” tem como convidado o pintor Júlio Pomar. A conversa com Carlos Vaz Marques está marcada para o dia 19 de Maio, às 21H30, na Biblioteca Municipal de Oeiras.
Para saber mais clique em CMO

* Técnica: Serigrafia Dimensões do Papel: 108 X 74 cm Dimensões da Mancha: 108 X 74 cm

SEMANA DA JUVENTUDE EM OEIRAS


Para obter mais informações clique em CMO

quarta-feira, 12 de maio de 2010

sábado, 8 de maio de 2010

A AGRICULTURA URBANA E AS HORTAS SOCIAIS


Para conhecer a experiência a decorrer em Cascais: http://www.geracao-c.com/Hortas-de-Cascais.aspx?ID=304

Um conceito de agricultura que retoma velhas práticas acrescidas de um novo saber. A necessidade e o engenho serão a resposta aos desafios que se colocam ao mundo dito desenvolvido e urbanizado.
Hoje participámos uma pequena conferência sobre este assunto a decorrer no Jardim de Oeiras (ver AQUI). Chega-nos a informação de que a CMO e a AgroBio desenvolvem contactos no sentido de desenvolver em Oeiras projectos idênticos aos já iniciados em Cascais.

CICLO INTERNACIONAL DE JAZZ DE OEIRAS

O Jazz volta à Vila de Oeiras com a sétima edição do SOM DA SURPRESA – Ciclo
Internacional de Jazz de Oeiras, com concertos a realizar no Auditório Municipal
Eunice Muñoz, durante o mês de Maio – dias 7, 8, 21 e 22, às 22:00 horas.
Para saber mais clique em CMO

sexta-feira, 7 de maio de 2010

MARQUÊS DE POMBAL E CONDE DE OEIRAS


8 de Maio de 1782, data do falecimento de Sebastião José de Carvalho e
Mello, 1º Conde de Oeiras e 1.º Marquês de Pombal.

quinta-feira, 6 de maio de 2010

SMART?

Insólito. Um carro estava hoje na praia de Caxias. Polícia e curiosos já estavam no local. Na Vila já se sabia. Para uns teria sido furto. Para outros um despiste. Estranho é com certeza.

PORTO DE RECREIO DE OEIRAS


O Porto de Recreio de Oeiras recebe, pelo quarto ano consecutivo, a Bandeira Azul, como prova da sua qualidade e compromisso ambiental.
Para saber mais clique AQUI

segunda-feira, 3 de maio de 2010

PAQUETE DE OLIVEIRA EM "CONVERSAS NA ALDEIA GLOBAL"

"A próxima sessão de “Conversas na Aldeia Global”, subordinada ao tema Liberdades, tem como convidado o sociólogo José Manuel Paquete de Oliveira. Realiza-se no dia 5 de Maio, às 21H30, no Auditório da Biblioteca Municipal de Oeiras. A moderação é feita pelo jornalista Vasco Matos Trigo."


Para saber mais clique em CMO

ROADSHOW OEIRAS SUSTENTÁVAL



Inauguração oficial do GPA Roadshow Oeiras Sustentável, que tem lugar no dia 5 de Maio, quarta-feira, às 11H00, no Jardim Municipal de Oeiras.
Para saber mais clique em CMO

EXPLOSÃO DE CORES EM MAIO


domingo, 2 de maio de 2010

DIA MUNDIAL DA ACTIVIDADE FÍSICA EM OEIRAS


Oeiras festejou no Porto de Recreio o Dia Mundial da Actividade Física (anunciado AQUI ). Em cima, alguns felizardos "praticam vela" e outros, em baixo, "mexem-se".

URBANIDADE E CIVILIDADE ONDE ESTÃO?


Hoje presenciámos duas situações que fazem desesperar qualquer cidadão cumpridor, ou que procura sê-lo. A primeira imagem denota uma caso de polícia. Por duas vezes o ecoponto situado na Rua Cândido de Oliveira foi vandalizado (vêr AQUI e AQUI ) e parece-nos que o acto deve ter outros objectivos. Foi vista a Polícia Municipal a tomar nota do ocorrido.
A segunda imagem, na Rua Pêro de Alenquer em frente do n.º 66, reporta-se a um amontoado de restos de obras que há algum tempo ali foi despejado. Lamentamos que a fiscalização camarária, célere em alguns casos, não actue em face da presente situação.