O Blog do Movimento de Moradores do Alto do Lagoal e Vale da Terrugem

Ponto de encontro e mobilização dos habitantes do Alto do Lagoal e Vale da Terrugem dirige-se, também, a todos os interessados pelas questões da cidadania e melhor qualidade de vida.
_______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________


quarta-feira, 9 de junho de 2010

RUA DA AMOREIRAS


Clique em cima para ampliar e ver as amoras na árvore

Há mais de cinquenta anos, sempre por esta altura do ano, a "Rua das Amoreiras (Croft de Moura) já ficava com o chão enegrecido pelas amoras que caíam e eram pisadas pelos transeuntes e estudantes que se dirigiam para a Escola Primária (Asilo de Santo António) das localidades vizinhas (Caxias, Cartucha, Laveiras, Murganhal, Forte, Pedreiras e bairros de "Barracas". Ali ao lado, a mercearia do Sr. Raul André vendia à miudagem rebuçados, piões e berlindes . Das amoreiras retirava a "canalha" as folhas com que alimentava o bicho da seda, em caixas de sapatos, até que o casulo surgisse e a eterna metamorfose viesse mostrar à petizada, como a melhor lição de sabedoria, o ciclo da natureza e da vida, que se regem pelas estações. Formas de aprendizagem perdidas? Quem sabe.

2 comentários:

Clotilde Moreira disse...

Parabéns pela informação/ recordação e pelas fotos.
Clotilde

ALTO DO LAGOAL E VALE DA TERRUGEM disse...

Seja sempre bem vinda Clotilde.

As memórias antigas parecem bailar. Será do contraste com a modernidade ou dos neurónios que se vão apagando?