O Blog do Movimento de Moradores do Alto do Lagoal e Vale da Terrugem

Ponto de encontro e mobilização dos habitantes do Alto do Lagoal e Vale da Terrugem dirige-se, também, a todos os interessados pelas questões da cidadania e melhor qualidade de vida.
_______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________


sábado, 19 de junho de 2010

CAMINHADA NA FÁBRICA DA PÓLVORA





Na sequência do anúncio da CMO relativo ao Programa "Actividades ao Ar Livre" um grupo de moradores e amigos, ligados à nossa Associação, decidiu participar nesta iniciativa da CMO.
O percurso, sempre a subir na parte inicial, foi cansativo para algumas pessoas. Por outro lado, convenhamos, passear por zonas urbanas ou na expectativa de o serem não parece ser o lado mais atractivo. De qualquer modo, ao atingirmos a parte mais alta do Vale da Ribeira de Barcarena podemos desfrutar de uma vista alargada sobre parte do Concelho de Oeiras, Sintra, Lisboa e Amadora. Tirando uma horta aqui, tudo o resto estava abandonado da agricultura que não há muitos anos preenchia esses espaços. Parámos na Igreja de Leceia para descansar um pouco e, quase sempre a descer, la retornámos à belíssima Fábrica da Pólvora que é já um dos ex-libris do Concelho.
Por ausência de informação, muitos de nós pensaram que o percurso integrava as margens da Ribeira. Tal parece ainda não ser possível porque grande parte dos terrenos são particulares. Seria desejável que o projecto já anunciado de um percurso pedonal ao longo da Ribeira se faça o mais depressa possível. Desde a Quinta da Moura, Ribeira Abaixo, Ribeira a Acima, Leceia, Barcarena e Fábrica da Pólvora, que se pode desfrutar da proximidade com a Naturez próxima da sua virgindade inicial, ainda que humanizada.
Não obstante a ausência de uma informação cultural, complementar à caminhada, o saldo pareceu-nos positivo. Os técnicos da CMO e da "Empresa de eventos" pareceram-nos simpáticos e cuidadosos com as pessoas de menor mobilidade. Bem hajam.

3 comentários:

Anónimo disse...

Apreciei a pronta colocação no blog da Associação, do evento de hoje, manifestando a satisfação que a todos, mais e menos treinados, proporcionou.
Desejo que estas iniciativas se repitam mostrando aos mais novos o que havia de bom nestas redondezas, e a oportunidade aos mais velhos de recordar tempos passados quando a natureza se manifestava em toda a sua exuberancia e produzia alimentos de qualidade aos que por ali habitavam.
A excessiva urbanização vai apagando essa realidade e matando a natureza, causa e razão da nossa existencia.

...

Aparte disto e sem partidarismos, quero deixar o meu adeus a Jose Saramago que, estou certa, apenas vai continuar a sua viagem pelo universo.
O legado que nos deixou compensará a sua ausencia. As leituras, as lições de coragem e humanidade, as lembranças.

OS HOMENS GRANDES NÃO DESAPARECEM

vizinha e amiga

Anónimo disse...

Obrigado ao pessoal da AMALVT e amigos, pela companhia, não esquecendo a equipa da CMO.

Independentemente da parte cultural em falta, relativa ao local escolhido para ponto de encontro,valeu a pena.

Temos que dar continuidade a este tipo de actividades e porque não com um repasto para terminar o saudável convívio que se tem verificado.

Numa próxima sugiro uma divulgação do evento de uma forma mais pessoal e local.

Um abraço.

cb

Anónimo disse...

À vizinha amiga e ao CB obrigado pela visita

podemos começar a ponderar as sugestões já feitas

Praia da Ursa
Quinta ecológica
Tapada de Mafra