O Blog do Movimento de Moradores do Alto do Lagoal e Vale da Terrugem

Ponto de encontro e mobilização dos habitantes do Alto do Lagoal e Vale da Terrugem dirige-se, também, a todos os interessados pelas questões da cidadania e melhor qualidade de vida.
_______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________


quarta-feira, 30 de abril de 2014

O ORÇAMENTO PARTICIPATIVO DE OEIRAS E A COMEMORAÇÃO DO IV CENTENÁRIO DA CARTUXA DE LAVEIRAS


COMEMORAÇÃO DOS 400 ANOS DA CARTUXA DE LAVEIRAS
 55 Internet
Fernando Jorge de carvalho Lopes

Proposta
Por determinação testamentária de Dona Simoa Godinho, nobre dama são-tomense, falecida em 1594, foi doada a sua Quinta de Laveiras para que ali se erigisse um mosteiro de freiras pobres. Por vicissitudes da História, intervenção régia e papal só em 08 de Dezembro de 1614 (dia de Nª. Sª. da Conceição) seria lançada a Primeira Pedra da segunda casa cartusiana em Portugal.
Em 08 de Dezembro deste ano a Misericórdia de Lisboa concluirá o restauro da Igreja da Conceição Velha, cita na Rua da Alfândega em Lisboa, cuja capela-mor é a antiga Capela Tumular desta nobre dama e de seu marido Luís de Almeida.
Oeiras tem uma divida de gratidão para com estes ilustres portugueses, proprietário de extensas quintas nesta terra, que permitiram a implantação no nosso Concelho de tão notável património, infelizmente em estado de degradação trazida pelo tempo e por utilização menos correcta.
Nada melhor que aproveitar esta efeméride para promover iniciativas em parceria com instituições tutelares (Instituto de Reinserção Social, Ministério da Justiça), Ordem Cartuxa (Évora), Misericórdias de Lisboa (oficialmente testamenteira) e Oeiras, Associações Culturais e Câmara Municipal de Oeiras.
Objectivos
Comemorar o IV Centenário da Fundação do Convento da Cartuxa de Laveiras através de palestras ou colóquios.
Homenagear Dona Simoa Godinho erigindo um elemento escultórico em lugar apropriado.
Promover iniciativas, desenvolvendo parcerias se for caso disso, no todo ou em parte, tais como: exposição artística evocativa de Domingos Sequeira (pintor residente na Cartuxa); restauro do painel da capela-mor, de Vieira Lusitano; recuperação do espaço conventual e espaços envolventes. 
Investimento Estimado 150000
Votos (Primeira Fase) 0
Votos (Segunda Fase) 0
Situação Primeira fase
Razão de Exclusão Proposta não excluída

Apelamos à participação dos amigos do Património no sentido se votarem (três vezes) e apelarem ao voto de outros amigos (de 5 a 25 de Maio). 
O Património agradece-lhe!

Vote na Proposta em cima acedendo ao sítio da Câmara Municipal de Oeiras - Orçamento Participativo   


Para votar, terá que fazer o seu registo, e após a validação desse registo, conforme as instruções que irá receber por e-mail, terá oportunidade de votar (três votos), de 5 a 25 de Maio.









Sem comentários: